Nesta ocasião, em nosso site de Saúde, vamos dar algumas dicas de saúde para saber o que você pode fazer em caso de infecção após o parto.

Uma vez que tivemos o nosso filho enfrentamos outro processo, o de recuperação. Às vezes, essa fase vem de mãos dadas com alguma outra infecção e quando percebemos que é possível que tenhamos uma, devemos procurar um médico imediatamente e evitar assim que o problema cresça.

Dicas Para Saber Como Agir Após o Parto se Existe Infecção:

Vamos ver quais infecções podemos sofrer como consequência do parto.

  • Infecção Puerperal: ou também conhecida como febre puerperal, é uma infecção que geralmente ocorre no útero e provoca uma inflamação no mesmo. Também pode afetar a vagina e outras áreas dos órgãos genitais. Aparece durante os primeiros 15 dias após o nascimento, como consequência das feridas causadas pelo mesmo ou durante a gravidez. A febre é um sintoma muito significativo desta infecção, assim como os lochios malcheirosos e mal-estar.
  • Cistite: ocorre quando a bexiga se infecta e se inflama. Se percebermos que temos muita vontade de urinar mais vezes do que o normal e isso dói ou queima quando fazemos é um sinal muito claro de que temos cistite. Nesta situação, temos que beber muita água e isolar o restante das bebidas.
  • Pielonefrite: é uma infecção do trato urinário superior que se caracteriza pela dor lombar, febre e arrepios. A cistite recorrente e as pedras nos rins aumentam o risco de desenvolver esta infecção. Além do tratamento antibiótico podemos tomar algumas medidas naturais para melhorar a pielonefrite: repouso na cama e beber muita água.
  • Mastite: mastite é uma infecção do tecido mamário por bactérias que o acessaram através dos dutos do mamilo ou rachaduras que possa ter. A falta de higiene adequada ou excessivas fissuras mamilares são as causas de se desenvolver mastite que, entre outros problemas, impede a liberação do leite da mama. Os sintomas que notaremos serão dores na mama, aumento do tamanho e/ou vermelhidão da mesma, febre, sensibilidade no mamilo e inclusive secreção de pus. Como conselho, além de ir rapidamente ao médico, podemos aplicar panos quentes e úmidos sobre a área infectada e ser muito radicais com a higiene da mama.
  • Endometritis: é uma inflamação do revestimento do útero que tem como consequência inchaço abdominal, febre, dor na parte baixa do abdômen, sangramento ou corrimento vaginal anormal, e mal-estar em geral. É preciso ser rigorosa com o antibiótico que nos indica o médico porque a endometritis pode levar a complicações. Se a origem é o parto é possível que seja necessário à admissão hospitalar.
O Que Fazer em Caso de Infecção Após o Parto?

Se percebemos algo estranho precisamos ir ao médico para que nos indique o antibiótico que devemos tomar. E lembre-se que uma infecção é algo perigoso que pode levar a outros problemas, assim temos que nos cuidar e ser rigorosas com o tratamento.

Para mais informações sobre o pós-parto, não deixe de conferir o nosso artigo "Como Tratar as Complicações Pós-parto".

O que você acha sobre esta informação para saber o que fazer em caso de infecção após o parto?