As cintas pós-parto são uma peça de compressão especial em torno do abdômen, e as razões para usar uma cinta abdominal se relacionam geralmente com a cirurgia ou o parto, porque a compressão é uma técnica comum usada para acelerar a cicatrização. Oferece apoio para a área que está cicatrizando, aumenta o fluxo sanguíneo e reduz o inchaço, que são os principais componentes do processo de cura.
Como funcionam as cintas pós-parto:
Com a cinta abdominal você deve se sentir como se a parte inferior das costas estivesse apoiada, embora os músculos abdominais ainda não sejam capazes de fazer esse trabalho por si mesmo. A compressão, junto com as contrações naturais após o nascimento que você tem, empurra o útero a partir do exterior, ajudando a encontrar a sua forma anterior a gravidez, e o mesmo acontece com outros órgãos abdominais, já que a compressão pode ajudar o seu estômago e intestinos a retornarem para a sua posição anterior.
Se você teve uma cesariana, uma cinta abdominal é uma necessidade para o seu processo de cura, porque a compressão sobre a incisão ajudará a reduzir a dor que muitas mulheres sentem quando riem, choram, ou inclusive quando se viram na cama; o uso dessa cinta de compressão ajudara a fazer com que a sua incisão cicatrize mais rápido, também, porque a compressão aumentará o fluxo sanguíneo nessa área e ajuda a reduzir o inchaço ao redor da incisão.
Existem muitas opções de faixas abdominais no mercado, que oferecem facilidade de uso e uma combinação de conforto e apoio; o ajuste da peça garante que esta não escorregue e você pode retornar às suas atividades diárias normais; muitas mulheres optam por usar a faixa 24 horas por dia, inclusive enquanto dormem, para receber o máximo benefício da compressão abdominal.
Quais benefícios nos proporcionam as cintas pós-parto?
Entre os benefícios que fornece uma cinta pós-parto se destacam os seguintes:
- Fornece suporte para o abdômen após a gravidez.
- Ajuda a endireitar a coluna vertebral depois de nove meses carregando um bebê.
- A compressão evita o alargamento das células de gordura.
- Ajuda o útero a retornar para o seu lugar em menos tempo.
- Possui um fácil acesso à virilha com aba prática e ganchos.
- Permanece em seu lugar e oferece suporte global.
- Te ajuda a realizar as tarefas diárias sem sentir os efeitos de uma barriga de gordura.
- Ajuda emocionalmente, porque você quer se ver bem e se adaptar o mais rápido possível.
- Muito necessária especialmente na segunda ou terceira gravidez.
- Excelente para drenagem linfática; reduz o risco de acumulação de líquido e ajuda a reduzir o inchaço.
- Perfeita para usar após a cirurgia, não apenas por cesariana, mas também na histerectomia.
O que você acha sobre esses benefícios das cintas pós-parto?
Para mais informações sobre como recuperar a forma após o parto, recomendamos a leitura do nosso artigo: "Como Recuperar a Forma Após o Parto: 5 Dicas Infalíveis".