Fortes Pontadas, câimbras, desânimo, sudorese, dor de cabeça, náuseas, vômitos, inchaço, retenção de líquidos e tonturas, são alguns dos sintomas que muitas mulheres sofrem por causa de seu período menstrual.
Ainda que existam remédios bons que aliviam as cólicas menstruais, existe a possibilidade de recorrer a métodos naturais e inofensivos.
Remédios Caseiros e Naturais Para Cólicas Menstruais
Bolsa Térmica de Água Quente
Um dos mais simples remédios caseiros para dor menstrual é colocar uma bolsa térmica de água quente em cima da pelve. Isso vai dar alívio à dor.
Canela
A canela é conhecida por ter propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias. Você pode adicionar canela ao chá ou tomar café com canela em pó.
Manjericão
O manjericão é também um dos remédios naturais para as cólicas menstruais. O manjericão tem uma substância contra a dor conhecida como ácido cafeico. Basta ferver um litro de água e adicionar duas colheres de sopa de folhas de manjericão na mesma. Agora cubra bem e deixe esfriar. Beber meia xícara desta solução a cada hora dará alívio para as cólicas.
Chá de Camomila
A camomila é um dos remédios caseiros eficazes para as cólicas menstruais. Adicione as flores secas de camomila (duas colheres de sopa) em um copo de água fervendo. Beba este chá dois dias antes do seu período. Consumir duas xícaras deste chá por dia durante os períodos é benéfico.
Beterraba, Pepino, Salsa e Cenoura
Misture beterraba, pepino, salsa, cenoura e 100 ml de água. Ao beber este suco é possível tratar as cólicas menstruais e ajudar na regulação do período menstrual.
Chás Quentes
As cólicas ocorrem por causa do frio que sofremos ao longo do mês, por isso, essas bebidas a base de ervas naturais são um ótimo remédio, que pode te ajudar com essa terrível dor. Canela, flor da Jamaica, camomila, anis ou prímula são as ideais para acalmar esse tipo de desconforto, pois além de terem um efeito relaxante, ajudam a regular os ciclos menstruais e relaxam o útero.
Inalação de Plantas e Flores
É aconselhável para acalmar as cólicas e estimular o relaxamento dos músculos. Plantas como manjerona, lavanda, zimbro, erva-cidreira, hortelã, melissa, menta e alecrim são adequadas para aliviar as cólicas menstruais.
Massagens Abdominais
As fricções na área do ventre também ajudam a diminuir e aliviar a dor. Massageie a área dos ovários do útero por alguns minutos, se quiser adicione óleos essenciais de alecrim, sálvia ou cipreste, que são os mais indicados para a dor desaparecer.
Dicas Para Aliviar as Cólicas Menstruais
Alimentos Ricos Em Cálcio, Zinco, Magnésio e Vitamina B
Tente incluir alimentos ricos em cálcio, zinco, magnésio e vitamina B. Isto ajuda a reduzir a dor e o inchaço. Tente tomar suplementos de magnésio antes e durante os períodos. Isso vai ajudar o corpo a absorver mais cálcio e o cálcio é um componente importante na redução da dor menstrual.
Não Consumir Bebidas Ricas em Cafeínas
Não consumir bebidas ricas em cafeína, tais como café, chá, chocolate e bebidas de cola. A cafeína aumenta a energia nervosa que pode aumentar a dor menstrual.
Exercício Físico
Caminhar é um remédio eficaz nos dias do ciclo, assim como outras atividades físicas, pois melhoram o fluxo sanguíneo e pode ajudar a lidar melhor com as cólicas menstruais. É importante realizar exercício de intensidade moderada e leve, especialmente se as suas cólicas são muito intensas.
Cuidado Com a Comida
A dieta desempenha uma função de suma importância no processo hormonal. Por isso é recomendado que você siga uma dieta rica em legumes, frutas vermelhas, verduras, peixes e nozes. Além disso, fique longe dos laticínios, cafeína, sorvete, bebidas alcoólicas e refrigerantes.
Pratique Yoga
Se você é do tipo que não faz exercício vigoroso durante a menstruação, a yoga é uma excelente escolha para aliviar as cólicas menstruais. A posição do "diamante" alivia a tensão muscular na região pélvica. Sente-se no chão com as costas retas. Dobre os joelhos e mantenha-os colados no chão o máximo possível. Junte seus pés, planta com planta, para criar uma forma de diamante com as pernas. Com as costas retas, respire profundamente e expire se inclinando para frente. Repita várias vezes.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.