Os exercícios de natação para grávidas são ideais durante a gestação, porque a água suporta o peso do corpo da mulher, o que reduz o estresse em seus quadris, joelhos e tornozelos.
Também ajuda a aliviar a retenção de água, empurrando o líquido para cima através do corpo, e, o mais importante qualquer pessoa em qualquer nível de condição física, pode nadar durante a gravidez, realizando simples exercícios.
Benefícios da Natação durante a Gravidez
A natação tem muitos benefícios na gravidez. A natação é um ótimo exercício que utiliza dois grandes grupos musculares, como os braços e as pernas; proporciona benefícios cardiovasculares e permite que as mulheres grávidas se sintam leves, apesar dos quilos extras adicionados pela gravidez, e representa um risco muito baixo de lesões.
Qualquer tipo de exercício aeróbico ajuda a aumentar a capacidade do organismo para processar e utilizar o oxigênio, que é importante para a mãe e seu bebê, de modo que a natação melhora a circulação, aumenta o tônus, a resistência e a força muscular.
Além disso, é preciso destacar que a natação durante a gravidez ajuda a queimar calorias, se sentir menos cansada, dormir melhor e lidar melhor com os desafios físicos e emocionais da gravidez.
Leia também: "Benefícios da Natação para a Nossa Saúde".
Dez Exercícios de Natação para Grávidas
Aqui propomos os 10 melhores exercícios de natação que podem ser realizados durante a gravidez:
1 - Para ter abdominais fortes, você pode segurar na borda da piscina, com as costas contra a parede. Inspire, e com as pernas juntas e retas, eleve-as lentamente à medida que expulsa o ar; retorne à posição inicial e suba de novo as pernas, mantendo uma respiração coordenada.
2 - Coloque-se flutuando na piscina na posição vertical, sacudindo os braços e as pernas para relaxá-los, inclusive você pode deitar por alguns minutos, fingir de morta, e se concentrar na sua respiração; este exercício será benéfico para relaxar os músculos.
3 - Realize exercícios para que a pélvis fique solta e livre de bloqueios; você pode se colocar de pé, e com as costas retas, levante uma perna e leve-a lateralmente até um lado e mantenha o equilíbrio por alguns segundos, então abaixe a perna suavemente.
4 - Este exercício é importante para fortalecer a parte superior do corpo, como braços, peito e tronco; para isso você pode se colocar de costas na beira da piscina, com os braços agarrados na borda em forma de cruz e elevar o seu corpo, fazendo força com os braços.
5 - Você pode se sentar sobre um cilindro de cortiça e mover-se pela piscina, mas proporcionando impulso com os seus braços, não com suas pernas, o que fortalecerá os seus braços e peito.
6 - É importante realizar exercícios para fortalecer o solo da pélvis; por isso levante-se, cruze as pernas, e fique na ponta dos pés, enquanto isso contraia o solo pélvico e exale o ar. Quando abaixar, relaxe a pélvis e prenda de novo o ar; você pode realizar este exercício, combinando dedos dos pés e calcanhares.
7 – Forneça elasticidade ao solo pélvico, o que será muito benéfico no momento do parto; para isso se agarre a borda e apoie a planta dos pés na parede da piscina, perto das suas mãos. Aproxime o traseiro da parede com as pernas flexionadas e em seguida estique-as.
8 - Melhorar a circulação, onde a água deve chegar à altura do pescoço; coloque-se de pé com os pés juntos e os braços ao longo do corpo, inspire e salte para cima, sem tirar a barriga da água e se mova pela piscina dando saltos.
9 - Solte as tensões das suas costas e relaxe o seu corpo, o que você pode conseguir subindo e baixando o seu corpo, concentrando-se na respiração.
10 – Relaxe o seu corpo e mergulhe na piscina, em posição fetal, visualizando o seu bebê, que se encontra relaxado em seu ventre.
A partir do nosso site te recomendamos que se for possível coloque em prática estes exercícios de natação para grávidas e você vai ver o quão rápido observa seus benefícios.