Durante a etapa da gravidez o volume de sangue aumenta e os vasos sanguíneos tendem a relaxar devido aos altos níveis de progesterona, mas quando esses vasos se encontram relaxados e frouxos podem retardar a circulação, com o agravante de que o peso é cada vez maior na região pélvica, o que pode comprimir as veias, reduzindo a circulação até os pés. Hoje sugerimos alguns exercícios para melhorar a circulação durante a gravidez.
Evite posturas como sentar e cruzar as pernas uma sobre a outra, porque exercerá uma pressão que interfere com a circulação.
Exercícios Para Melhorar a Circulação na Gravidez
Aqui estão alguns exercícios para melhorar a circulação na gravidez que você pode realizar:
Na gravidez é primordial realizar exercício físico para melhorar a circulação, já que o movimento dos músculos ajuda a empurrar o sangue de volta ao coração, o que pode minimizar ou prevenir o inchaço das extremidades.
- A massagem de relaxamento mantém os fluidos corporais, por esta razão é importante massagear suas pernas enquanto você está sentada. Sempre faça a partir dos tornozelos até a parte superior das coxas, enfatizando a parte anterior e posterior das pernas.
- Em vez de sentar no sofá, você pode começar a sua rotina, sentando-se por alguns minutos no chão com as pernas cruzadas. Este exercício além de melhorar a circulação, reduz a congestão pélvica.
- Este exercício, embora melhore apenas temporariamente a circulação, ajuda a ajustar o conteúdo da cavidade pélvica; trata-se de se colocar de quatro e movimentar a sua pélvis com movimentos rítmicos, de frente para trás.
- Faça rotações dos pés, enquanto você está sentada em uma cadeira, ajuda a promover a circulação dos membros inferiores. Para fazer isso você deve levantar uma perna ligeiramente e girar o pé em um movimento circular, cerca de cinco ou dez vezes em cada sentido.
Para mais informações sobre má circulação, recomendamos a leitura do artigo "Má Circulação Sanguínea: Remédios Caseiros para Melhorar a Circulação Sanguínea".