Com o passar dos anos e a falta de exercício físico, nossos músculos perdem a flexibilidade. Por esta razão, devemos nos esforçar para manter o nosso corpo ágil, algo que conseguiremos realizando uma série de exercícios diários.
Não exige nenhuma dificuldade, e nos permite continuar mantendo a elasticidade necessária para levar uma boa qualidade de vida. Hoje mostramos vários exercícios para melhorar a flexibilidade, você nos acompanha?
Define-se a flexibilidade como a capacidade que têm os músculos de se alongarem, quando se movimenta as articulações, mantendo características específicas para cada articulação.
Essa flexibilidade depende de fatores como sexo, a idade ou o tempo de treinamento e a sua falta pode levar a grande dificuldade de movimento corporal.
Benefícios dos Alongamentos
Os exercícios de alongamento proporcionam várias e importantes vantagens:
- Mantém os músculos e as articulações flexíveis, além de prepará-los para o movimento.
- Aumentam o fluxo sanguíneo que chega aos músculos e melhoram a circulação. Entre outros benefícios, por exemplo, isso permite que seus músculos se recuperem mais rapidamente, em caso de sofrer uma lesão.
- Reduzem as dores ocasionadas por uma má postura, já que os exercícios de alongamento podem ajudar para que os músculos se mantenham firmes e, portanto, possa adotar posturas mais saudáveis.
- Melhoram a coordenação e aliviam o estresse.
Alongamentos Para Melhorar a Flexibilidade:
Apresentamos a seguir uma série de exercícios que devemos realizar rotineiramente.
Alongamento Lateral de Tronco
Separe as pernas na largura dos ombros. Abaixe o quadril de um único lado, flexionando o joelho desse lado.
Permaneça dois segundos e repita do outro lado. Aqui você deve esticar os músculos internos da perna, chamados adutores.
Alongamento Lombar
Temos que deitar de costas no chão e levantar uma perna até formar um ângulo reto. Em seguida, dobrar o joelho e aproximá-lo suavemente do peito, envolvendo com os nossos braços a perna levantada para exercer mais pressão.
Mantemos a posição durante 20 a 30 segundos e repetimos o exercício com as duas pernas.
Alongamento Pescoço
Movemos a cabeça lentamente de um lado para o outro, em seguida, de frente para trás. É muito importante não fazer giros bruscos. Podemos realizar estes movimentos várias vezes ao dia, quando nos notamos dormentes.
Alongamento Panturrilha
Colocamos-nos de pé em frente uma parede, com um pé na frente do outro. Apoiamos as duas mãos contra a parede, deixando cair sobre as mesmas todo o peso do corpo.
Vamos notar tensão na parte posterior da perna localizada atrás. Repetimos com ambas as pernas.
Alongamento de Pernas e Quadris
Apoiamos um braço sobre uma cadeira ou sobre a parede, e dobramos a perna oposta, agarrando o pé com a mão e puxando suavemente. Repetimos o processo com a outra perna.
Alongamento Posterior e Coxa
Por último, separe as pernas na largura dos ombros. Os pés apontam para frente. Abaixe o tronco tentando enterrar a cabeça entre os joelhos. As pernas permanecem esticadas.
Para obter bons resultados devemos realizar estes exercícios por um intervalo de 20 ou 30 segundos, e pelo menos três vezes por semana. É preferível realizá-lo sem pressa e com movimentos lentos.