Se você apenas utiliza a piscina para se bronzear ou dar um refrescante mergulho, não sabe o que está perdendo. Você pode utilizá-la para melhorar o seu corpo e sua saúde aproveitando os múltiplos benefícios que oferece tanto a natação como outros tipos de exercícios que podem ser realizados na água. A academia mudou de direção! Experimente.
A natação e os exercícios na água te ajudam a queimar calorias, reduzir centímetros e se manter mais forte e em forma do que nunca. Basta olhar para os corpos dos nadadores profissionais: firmes, tonificados, sem uma gota de gordura. Essa deve ser a sua inspiração e seu objetivo. Mas não é preciso ser um nadador olímpico para desfrutar de uma atividade nota 10.
Benefícios de Fazer Exercícios na Água
1. É uma boa atividade aeróbica: de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC por sua sigla em inglês), duas horas e meia de atividade aeróbica por semana, como correr, andar de bicicleta ou nadar, diminuem o risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes. O CDC também informou que a natação é a quarta atividade esportiva mais popular nos Estados Unidos, e uma ótima maneira de melhorar a saúde cardiovascular. Os nadadores, acrescentam, correm a metade do risco de morte que as pessoas inativas. Então, junte-se a esta corrente de se exercitar na água.
2. Ajuda a queimar calorias e manter o peso: a natação faz com que você utilize os principais grupos musculares do seu corpo (ombros, costas, abdômen, pernas, quadris e glúteos), o que faz você gastar mais energia. Apesar de nadar sem fazer muito esforço possa queimar até 500 calorias por hora, se você decidir fazer um esforço mais vigoroso, pode chegar a queimar até 700 calorias por hora. O número exato, é claro, depende do seu esforço, mas geralmente quando você nada por cerca de 10 minutos queima 60 calorias (no estilo grelhado), 80 calorias (no estilo costas), 100 calorias (no estilo livre) e 180 calorias (no estilo borboleta).
3. A resistência da água te tonifica: como a água é quase 800 vezes mais densa que o ar, exerce uma resistência contínua sobre todo o corpo, que é de 12 a 14% maior do que se você se exercitar fora da água. Cada braçada e chute atuam como uma sessão de treinamento de resistência que beneficia todo o corpo, mas especialmente o tronco, quadris, braços, ombros e glúteos.
4. Melhorar o seu metabolismo: a combinação de um uso maior de energia (queimar calorias) e a maior resistência da água te ajuda a aumentar a massa muscular, o que acelera o seu metabolismo. A vantagem é que você vai queimar mais calorias, inclusive depois de ter saído da piscina.
5. É um exercício de baixo impacto: quando você nada ou se exercita na água, esta atua como uma almofada que protege os ossos e as articulações, reduzindo o golpe ou o estresse que receberiam fora da mesma (como ao saltar, caminhar ou correr ou inclusive pedalar no ar, por exemplo). A capacidade de flutuação do corpo, até 90% quando você mergulha até o pescoço, é o que permite que as articulações sofram menos impacto e, portanto, você pode se exercitar por mais tempo sem lesões.
6. Tem outras propriedades terapêuticas: por reduzir o estresse sobre as articulações não apenas é benéfica para pessoas com artrite, mas para outras pessoas com limitações físicas ou problemas de peso, com ossos frágeis ou que estejam se recuperando de um acidente ou inclusive uma lesão esportiva. A capacidade de flutuação funciona tanto para as pessoas saudáveis como para as que têm algum tipo de deficiência crônica ou temporária, facilitando os movimentos, reduzindo a dor e servindo como massagem muscular. A natação também é indicada para pessoas que sofrem de asma induzida pelo exercício, ao oferecer um ambiente quente e úmido para as sessões de exercício que reduz a irritação das vias respiratórias.
7. Não tem limitações de idade: você pode desfrutar dos benefícios da natação por toda a vida, no seu próprio ritmo e de acordo com o seu estado físico e de saúde. E se você nadar de forma regular, você se sentirá inclusive muito mais jovem. De acordo com dados apresentados em congressos do American College of Sports Medicine, a pressão arterial, os níveis de colesterol, o desempenho cardiovascular, o funcionamento cognitivo e do sistema nervoso central são comparados com o de pessoas de menor idade biológica, até cerca de 20 anos menos!
8. É uma boa atividade social: você pode realizá-la com sua família, seus filhos, seus amigos ou com os outros participantes no caso de aulas em grupo.
9. É benéfica psicologicamente: aos benefícios físicos se adicionam o desenvolvimento de uma atitude positiva, a confiança de poder cumprir as metas e alcançar o bem-estar ou melhoria (no caso de uma lesão), a redução do estresse e da tensão e o aumento de energia.
10. É pouco exigente: fazer exercício na água pode te beneficiar, mesmo que você não saiba nadar! O ideal é que você se inscreva em um programa de natação em seu nível, mas inclusive se você não sabe nadar, pode realizar outro tipo de exercício: caminhar na água, hidroginástica, exercícios aquáticos de resistência, exercícios de flexibilidade, ioga aquático e até correr na água um pouco mais profunda, sejam dirigidos por um instrutor profissional ou por conta própria.
Não deixe que este verão passe sem dar-lhe a oportunidade de realizar os exercícios aquáticos para melhorar a sua figura e sua saúde e pense em uma piscina, privada ou pública, como na melhor das academias: refrescante, divertido e eficiente.