Os ritmos de vida ajustados e as milhares de atividades que estão incluídas no dia-a-dia de hoje, às vezes fazem com que não prestemos atenção a certas coisas cotidianas, como, por exemplo, a alimentação. Desta maneira, é relativamente fácil cair em uma deficiência de vitamina. Neste artigo vamos te contar quais são os sinais de falta de cada uma das vitaminas e minerais.
Em geral, normalmente ocorrem erupções e ressecamento da pele, queda de cabelo, unhas quebradiças e cansaço tanto físico como mental.
Sinais e Sintomas da Deficiência de Vitaminas e Minerais:
- Vitamina A: dificuldades na visão, mais precisamente à noite. O excesso se manifesta com icterícia, irritabilidade, anorexia, vômitos, visão turva.
- Vitamina C: é solúvel em água, portanto, o consumo deve ser bastante regular. Sua deficiência se manifesta com fraqueza, anemia, sangramento nas gengivas.
- Vitamina B: as vitaminas do complexo B são solúveis em água, portanto, como a vitamina C devemos consumi-la com frequência. Os sinais gerais de déficit são: fraqueza, fadiga (B1), lesões na pele ou aftas (B2), dermatite, diarreia e demência (B3), úlceras na boca, irritabilidade, depressão (B6), dermatite, sono, candidíase (B8), úlceras na boca, anemia (B9), formigamento, fadiga e anemia (B12).
- Vitamina D: o maior problema que acarreta a falta de vitamina D é o enfraquecimento dos ossos, este distúrbio é comum em bebês e é chamado de raquitismo.
- Vitamina E: os sinais mais comuns de deficiência desta vitamina são anemia, fraqueza muscular e alterações neurológicas.
- Vitamina K: os sinais da sua falta se traduzem em: sangramento nasal e problemas de coagulação.
- Cálcio: sua falta pode ser anotada ao se apresentar cãibras musculares, depressão, irritabilidade neuromuscular.
- Fósforo: falta de apetite, fraqueza e fadiga muscular, anemia, dor muscular e óssea, insuficiência respiratória.
- Ferro: o sinal mais comum se traduz como anemia. Perdemos resistência ao esforço, nos sentimos cansados e com sono.
- Magnésio: fadiga muscular, espasmos.
- Potássio: cãibras, fadiga muscular e cansaço ao realizar esforço físico, tonturas, náuseas.
- Iodo: cabelo opaco e espesso, hipotireoidismo.
- Zinco: ressecamento da pele, queda de cabelo, unhas quebradiças e frágeis.