Em qualquer programa de perda de peso ou dieta, o pão é geralmente um daqueles alimentos para eliminar, o pão engorda até em pensamento, mas o que há de certo nisso? O pão é bom ou ruim?
Para começar, não há bons ou maus alimentos propriamente, mas há bons e maus hábitos alimentares. O sal ou as gorduras saturadas não são ruins em si mesmos, determinadas quantidades são necessárias, o que ruim é comê-los em excesso. Com o pão é semelhante, em princípio, o pão é basicamente, um hidrato de carbono e, por conseguinte, um nutriente necessário a saúde do nosso corpo, especialmente em pessoas ativas. No entanto, é verdade, que o pão tem sido um daqueles alimentos que é bom para processos industriais e pelo abuso, tornou-se um dos fatores que podem nos fazer ganhar uns quilos extras. Vamos ver quais os tipos de pão temos que comer e quais as vantagens e desvantagens de cada um deles e como incluí-lo como um hábito correto em nossa dieta.
Altas taxas de obesidade que estão ocorrendo nos últimos anos, particularmente em crianças, curiosamente coincidem com a diminuição do consumo de pão. Isso já nos diz que não se pode relacionar o seu consumo como causa de ganho de peso entre a população. Muito provavelmente, a causa é que você mudou o hábito saudável de ir brincar na rua e comer um sanduíche, por sentar na frente do computador com um hambúrguer.
Leia também: "Cinco Razões Para Não Comer Pão Branco".
Tipos de Pão
No mercado podemos encontrar pães que se conservam por vários dias, substituindo o pão fresco. Deve notar-se que pode se encontrar muito pães industrializados muito saudáveis e não saudável. Em seguida, temos os biscoitos, palitos, fatias, crótons, etc. onde também podem encontrar opções muito saudáveis e outras nem tanto.
O pão é feito de carboidratos em sua maior parte, muitas pessoas veem os hidratos de carbono como um risco de ganhar peso, e isso não é assim. Uma dieta equilibrada exige pelo menos 50% do total de calorias provenientes de carboidratos, em pessoas ativas e especialmente aqueles envolvidos em atividade física, essa relação deve representar pelo menos 60% de hidratos de carbono, pois é uma importante fonte de energia, de modo a se mover, fazer exercício, queimar calorias e começar a queimar gordura, precisamos urgentemente de carboidratos, o pão é uma parte fundamental da dieta de qualquer atleta.
O problema surge quando, em vez de comer a ração de pão que precisamos, comemos o dobro ou triplo, especialmente no jantar. Um excesso de pão é o excesso de um hidrato de carbono, e quando existe um excesso e não é usado, torna-se as reservas de gordura corporal. Portanto, algumas fatias de pão no café da manhã ou meio da manhã no lanche são necessárias e não nos fará engordar. Comer um pedaço de pão no jantar, vai certamente fazer você engordar.
As recomendações (isso depende da atividade de cada pessoa) estão em um consumo de entre 200 e 250 gramas de pão por dia, para o seu equivalente referência a uma fatia de pão de um dia ou um 8 fatias de pão, distribuídos entre 30-40 g em cada refeição (1 fatia de pão).
A verdade é que o pão (principalmente o bom pão) é um alimento muito saudável. É pobre em gorduras, o hidratos de carbono nos dá uma fonte de energia e muita fibra que proporciona saciedade e facilita o trânsito intestinal. Mas essas vantagens podem até não existir em certos tipos de pães.
Carboidratos: Os pães artesanais e, especialmente os grãos, possuem quase as mesmas calorias que os outros industriais como os pães mais brancos, mas tem uma grande diferença no índice glicêmico. O sangue total é despejado sob a forma de glicose de forma muito mais lenta e progressiva, o que permite ser assimilado e utilizado sem risco de que os estados de hiperglicemia nos façam ganhar peso como gordura. Os pães chamados "vermelhos", como baguetes industriais e pão regular, são praticamente açúcar, sua resposta à insulina é muito rápida, o que não é uma boa estratégia para uma alimentação saudável. Os pães que têm um baixo índice glicêmico são aqueles em que os ingredientes não foram refinados, geralmente são escuros como pão de centeio e a fibra presente visível.
A gordura no pão: Eles têm muito pouco, mas são cada vez mais pães industriais para estender a sua conservação e, especialmente, para melhorar o sabor, acrescente as gorduras trans, que são vegetais, porém, como o óleo de coco e de palma são prejudiciais à saúde, porque eles são gorduras altamente saturadas. Claro que você já experimentou o maior número de biscoitos e palitos são muito ricos, as gorduras trans adicionadas acentuam esta característica. Olhe bem as informações nutricionais antes de comer o pacote inteiro.
Fibra: A fibra está desaparecendo com o alimentos processados e industrializados. Um pão tem muitas fibras, quando feitas com farinhas não refinadas, no entanto, isso não é normal. Os pães contendo maiores quantidades de fibras são as que são visíveis, isto é, os grãos, os mastócitos, o centeio, trigo, os chamados multi-grãos, integral ou pão wasa, são exemplos de pães ricos em fibras. Por outro lado pães brancos são rapidamente preparados, ingredientes excessivamente refinados, perdendo grande quantidade de fibras.
Leia também: "Pão Engorda?".
Os Melhores Pães
Conforme descrito acima, temos uma boa ideia de quais são os critérios que temos de ter em mente para selecionar um pão saudável e não o contrário. Precisamos apresentar um índice glicêmico mais baixo possível, sem gorduras trans e rica em fibras. Neste sentido, os melhores pães são escuros, fibras visíveis, os que precisam ser bem mastigado... Mas geralmente aquelas em que o seu sabor não é sua virtude. Se seu sabor for muito especial, suspeite.
O Melhor Pão
Há pães integrais, com muita fibra que são uma opção muito saudável para preparar um sanduíche para levar para o trabalho.
Pão de centeio, que tem um tom muito escuro, apresenta o menor índice glicêmico. É uma boa escolha para a dieta, ajuda a prevenir a fome ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue mais controlados.
Dentro dos biscoitos e fatias, o pão wasa é uma boa escolha. Muita fibra, saudável e, tanto quanto se pode ver, é bastante rico.
O Pior Pão
Os pães doces, chamados de "pão de leite" são muito ricos, como não poderia ser de outra forma, eles são claramente os menos saudáveis.
Os crótons contêm uma grande quantidade de óleo e sal. Três ou quatro na sopa ou salada não é ruim, comer um pacote não é tão indiferente.
Pães brancos como o pão fatiado ou baguetes clássicos pré-cozidos, é praticamente açúcar. Embora o pior seja comer a barra inteira, algo que normalmente acontece se você colocá-lo na frente, pedacinho por pedacinho...