Você sabe quais consequências pode ter uma dieta sem açúcar para sua saúde? Há décadas, os especialistas advertem sobre os perigos que envolvem seguir uma alimentação baseada no abuso de doces. Apesar disso, a OMS indica que seu consumo é muito elevado em alguns países, estimando 16% das calorias diárias quando o saudável seria não exceder 5%. Isso se traduz em uma média de 90 gramas que encontramos não apenas em alimentos doces, mas também em outros de diferentes características, como ketchup, batata frita ou tomate.
Em primeiro lugar, devemos esclarecer que o açúcar para a saúde em si não é prejudicial, sempre e quando estiver presenta nos alimentos de forma natural; como exemplos podemos citar as frutas e o mel. O problema surge quando falamos de açúcar branco refinado, que é adicionado praticamente a todos os produtos processados que podemos ver nos supermercados, como biscoitos, bolos ou chocolates.
Infelizmente, esta substância pode ser o gatilho para muitos problemas de saúde, reduzindo muito a nossa qualidade de vida. Entre outras coisas, pode causar obesidade, constipação, desequilíbrios gastrointestinais, transtornos do sistema nervoso e ansiedade. É por isso que cada vez mais pessoas decidem eliminar o açúcar da sua dieta.
Leia também: "Como o Açúcar afeta o Organismo: Isto é o que Ninguém te Contou".
Uma dieta sem açúcar não é fácil de lidar, porque esta substância resulta tremendamente viciante, já que produz em nosso organismo uma descarga importante de dopamina, considerada "o hormônio da felicidade". Por esse motivo, ao suprimi-lo, sofremos algo semelhante a uma síndrome de abstinência. Sem esquecer o fator cultural, pelo qual a maioria dos produtos acessíveis economicamente para as pessoas de classe média ou baixa contém altas doses desta substância. Além disso, o consumo de alimentos processados se converteu em uma espécie de costume social.
Mas, apesar de tudo isso, vale a pena tentar, considerando que o esforço para seguir uma dieta sem açúcar proporcionará benefícios para a saúde, como os seguintes:
Existe uma falsa crença, muito difundida, de que o açúcar nos fornece energia. Embora seja verdade que proporciona uma "alta" rápida, também é a causa da “baixa” posterior. Seu consumo excessivo bloqueia a capacidade do corpo de manter as reservas de energia no máximo. Além disso, existem estudos que relacionam o açúcar com a depressão.
Abusar do açúcar supõe um importante aumento no risco de sofrer problemas cardiovasculares. Suprimindo ou reduzindo sua ingestão ao mínimo, protegemos o nosso coração.
O açúcar causa um aumento nos níveis de colesterol ruim LDL e uma redução dos níveis do bom HDL, além de aumentar os níveis de triglicerídeos.
Consumir esta substância em quantidades elevadas favorece o aparecimento de rugas, pois dificulta a produção de elastina e colágeno. Isso também pode afetar o estado do cabelo e das unhas.
O açúcar altera o nosso sistema nervoso, de modo que afeta negativamente os nossos hábitos de sono. É altamente recomendável evitar esta substância se sofremos de insônia e outros problemas relacionados com o descanso.
O açúcar favorece o acúmulo de gorduras, causa inflamação e retenção de líquidos. Uma dieta sem açúcar nos ajudará a perder peso. Da mesma forma, nos sentiremos saciados mais facilmente.
Alguns estudos associam o consumo dessa substância ao aparecimento de câncer. Portanto, evitá-la pode ajudar a nos proteger contra esta doença.
Todos esses dados nos conduzem a uma conclusão, e é que moderar a quantidade de açúcar presente em nossa dieta nos ajuda a manter o nosso organismo em boas condições. Para isso, nada melhor do que nos informarmos bem sobre os alimentos que consumimos, lendo cuidadosamente os rótulos das embalagens e consultando um especialista no campo. E você? Você faz ou fez uma dieta sem açúcar? Como foi sua experiência?
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.