Comer pode significar o fato de experimentar uma boa refeição, fazer algo saudável para o corpo, ou passar tempo com a família ou amigos. Muitos eventos sociais como festas e reuniões envolvem alimentos. Mas para uma pessoa que sofre de um distúrbio alimentar, a alimentação pode envolver muitos sentimentos diferentes.
Medo intenso de ganhar peso, e os pensamentos constantes sobre comida e as consequências de comer, tornam-se uma obsessão para aqueles que sofrem de um transtorno alimentar.
A obesidade raramente é consequência de transtornos no sistema endócrino. Não é um transtorno hereditário, os bebês nem sempre são obesos em todo o seu desenvolvimento. A obesidade é a consequência da entrada de energia através dos alimentos que supera o consumo de energia através da atividade. Tem sido demonstrado que as pessoas obesas e de peso normal, podem comer a mesma coisa. A obesidade também pode ser devido à falta de atividade, tal como no sedentário ou acamado.
Algumas das doenças relacionadas com a obesidade são a diabetes, complicações da vesícula biliar, doenças cardiovasculares e artrite. A diabetes é causada por uma alteração do metabolismo dos hidratos de carbono em que aparece uma quantidade excessiva de açúcar no sangue e na urina.
Outras Patologias:
Também está relacionada com coisas variadas como diabetes, hipoventilação pulmonar, diminuição de testosterona em homens, infertilidade e menstruação irregular em mulheres.
Além do aspecto estético, o que pode ter maior ou menor importância, a obesidade tem uma influência negativa sobre a saúde e qualidade de vida.
É mostrado que o excesso de peso é um adicional ao aumento da pressão arterial, limita a eficácia de drogas, de modo que um maior excesso de peso requer um maior número de medicamentos e um aumento da pressão sanguínea. Redução do excesso de peso é um passo essencial no tratamento da hipertensão, mas não é necessário se atingir o peso ideal: uma perda de 3-4 kg tem um efeito importante no controle da pressão arterial. Estar acima do peso é uma das principais causas da hipertensão resistente aos medicamentos, isto é, hipertensão que é muito difícil de controlar, e se você é um hipertenso obeso deve se esforçar para perder peso, se esta sendo tratado com medicamentos anti-hipertensivos.
Pessoas Que Sofrem de Transtorno Alimentar Caracterizado Por:
Extremistas em termos de consumo de alimentos, o que pode ser manifestado por uma severa perda de peso e ganho de peso rápido, ou flutuações significativas no peso.
Estar infeliz com sua imagem corporal, muitas vezes acompanhado por uma percepção distorcida de sinais do corpo (fome, raiva, fadiga, etc.).
Práticas pouco saudáveis para manter o peso, tais como: jejum, fome, compulsão, uso indiscriminado de laxantes, medicamentos para perda de peso, diuréticos e exercícios excessivos.
Um medo irracional de ganhar peso e um desejo obsessivo de perder peso.
Obesidade Como Fator de Risco
A expectativa de vida dos obesos diminui em relação ao seu peso, ou seja, acima do peso vivem menos anos, o risco de mortalidade dobra, esse fator é multiplicado quando combinado com outros fatores, tais como tabagismo, hipertensão ou diabetes.
Aumento da frequência de doenças cardíacas e hipertensão arterial (10 vezes maior em pessoas obesas).
Relação com diversos tipos de câncer de próstata, câncer de cólon em mulheres, endométrio, colo de útero e de mama.