Vários milhões de adultos e crianças sofrem de obesidade, que é uma das principais causas que produzem doenças que ameaçam a vida, porque podem colocar em risco a saúde, reduzir a vida e causar a morte.
Por isso, é importante evitar a obesidade assim como o excesso de peso, porque aumentam as chances de desenvolver várias condições que podem ameaçar o nosso bem-estar. Hoje te contamos quais são as principais doenças da obesidade.
Que doenças provoca a obesidade?
HIPERTENSÃO: A hipertensão arterial constitui um fator de risco para sofrer doenças cardíacas, e tende a aumentar com o aumento de peso e idade. A obesidade é uma das principais causas para sofrer de pressão arterial elevada.
DIABETES: A obesidade é considerada um dos fatores mais importantes no desenvolvimento da resistência à insulina, o que pode conduzir ao aparecimento de diabetes do tipo 2; perder peso pode ajudar a reduzir o risco de sofrer de diabetes tipo 2.
NÍVEIS ELEVADOS DE COLESTEROL: Ter o colesterol elevado é uma das principais causas de sofrer um ataque cardíaco. Os altos níveis de LDL aumentam o risco de sofrer de doença cardíaca em 20%.
DOENÇA CARDÍACA: A obesidade é um fator de risco importante para o desenvolvimento de uma doença cardíaca coronária, que pode levar a sofrer um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. As pessoas obesas têm um maior risco de sofrer um ataque cardíaco antes dos 45 anos e se os adolescentes são obesos têm uma maior probabilidade de ter um ataque cardíaco antes dos 35 anos do que os adolescentes que não são.
PEDRAS NA VESÍCULA: Um estado grave de excesso de peso aumenta o risco de desenvolver cálculos biliares, especialmente nas mulheres e ocorrem porque o fígado segrega quantidades excessivas de bílis, que é armazenada na vesícula biliar. O exercício moderado e a perda de peso podem ajudar a reduzir o risco.