Estamos tão obcecados com a obesidade e o excesso de peso, que nos esquecemos que o extremo oposto, a magreza extrema, também tem riscos. Aqui, te contamos os perigos a que se expõem as pessoas cujo peso está abaixo do peso saudável. Como sempre repetimos, os extremos não são saudáveis.
Aqueles que vivem perenemente a dieta sonham com corpos de modelos, magros até os ossos. Essa é a imagem que muitas vezes nos mostram os meios de comunicação, mas está muito longe do ideal do que é saudável. As pessoas muito magras ou com magreza extrema, tanto os homens como as mulheres, estão em risco de desenvolver uma série de problemas.
Como você pode ter certeza se te falta (ou te sobra) peso? A primeira coisa é descobrir o seu índice de massa corporal (IMC). Este número é calculado conhecendo a sua altura e o seu peso. Este valor não apenas é muito útil para o seu médico, mas também para as diferentes agências de saúde pública, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), que o usam para definir os limites da obesidade na população.
Um IMC normal está entre 18,5 e 24,9. Se for de 25 ou mais, você está acima do peso; se é inferior a 18,5, você está abaixo do peso. Em qualquer caso, é muito importante a tomar medidas.
Se você quer descobrir qual o seu IMC, siga a fórmula explicada a seguir. Para calculá-lo você precisa conhecer a sua altura e o seu peso neste momento e realizar alguns simples cálculos matemáticos. Faça agora mesmo e saia da dúvida.
Como se calcula o imc?
- Comece por se medir e pesar.
Aqui está o cálculo usando quilos e metros:
- Suponhamos que você mede 1,60 e pesa 59 quilos.
- Multiplique a sua altura pela sua altura (1,60 x 1,60 = 2,56)
- Divida o seu peso pelo cálculo da sua altura, ou seja, 59 / 2,56 = 23.
Resultado: o seu índice de massa corporal é 23.
Por que a falta de peso prejudica a sua saúde?
Todo mundo sabe por que a obesidade é ruim, mas muitos desconhecem que a magreza extrema também pode causar muitos problemas de saúde. Se você está muito magro (a), é provável que não receba as substâncias essenciais para que o seu corpo possa se desenvolver e funcionar adequadamente. Isso poderia se traduzir no seguinte:
- Os seus ossos podem ser enfraquecidos pela falta de cálcio e outros minerais. Vão se deteriorando, e, eventualmente, aumenta o risco de osteoporose.
- Se te falta ferro você pode desenvolver anemia (significa redução no número de glóbulos vermelhos do sangue), o que te causaria constante cansaço e até letargia. Outros sintomas da anemia incluem palpitações, irritabilidade, falta de ar, tonturas e dores de cabeça.
- A mesma ausência de nutrientes pode impedir que o seu sistema imunológico funcione em cem por cento. Por exemplo, o seu corpo precisa de proteínas para criar glóbulos brancos e anticorpos, que combatem as infecções e evita que você fique doente. Se você não recebe suficiente proteína, pode adoecer com maior frequência e severidade do que o normal.
- Se você é mulher, pode ter menstruações irregulares ou pode desaparecer por completo, o que pode prejudicar a sua fertilidade. Não apenas seria mais difícil de conceber, mas também que você possa levar a sua gravidez até ao fim.
- Se você é homem, estaria mais propenso a ter problemas de disfunção sexual, sexo doloroso e problemas de ejaculação.
- A falta de nutrientes pode causar desequilíbrios no coração, aumentando o risco de desenvolver alterações do ritmo (arritmias), falha cardíaca (insuficiência cardíaca), pode aumentar a chance de um ataque cardíaco e até mesmo de uma parada cardíaca.
Se você quer ganhar peso, não coma qualquer coisa!
Você deve consumir mais calorias para ganhar peso, mas é importante seguir uma dieta nutritiva e equilibrada. Não tente engordar a base de doces, refrigerantes, fast food e outros alimentos cheios de calorias pouco nutritivas, açúcar e gorduras saturadas. Esses alimentos aumentam a sua gordura corporal, e não a sua massa corporal. Em vez disso:
- Use como base da sua alimentação carboidratos como massas e arroz integral, batata e feijão de vários tipos.
- Coma diariamente cinco porções de frutas e vegetais.
- Obtenha as proteínas de diferentes tipos de carne, peixe, feijão e legumes.
- Consuma três porções de cálcio por dia. Uma porção é, por exemplo, um copo de 190 ml de leite, um iogurte ou um pedaço de queijo do tamanho de uma caixa de fósforos.
- Evite as gorduras saturadas que se encontram em carnes processadas, doces, bolos e muffins.
Outras sugestões para a sua dieta:
No café da manhã: cereais com passas ou frutas secas picadas, ou um ovo em uma torrada.
No lanche: um suco ou uma vitamina de frutas. Ou uma torrada com manteiga de amendoim.
Para a sobremesa: um iogurte de frutas ou um pudim feito com leite (como o de arroz).
Em qualquer hora: amêndoas ou nozes de todos os tipos (de preferência sem sal) sempre que você estiver com fome. Estes alimentos são ricos em gordura insaturada.
Em qualquer caso, antes de iniciar uma dieta por conta própria, procure um médico para fazer um exame completo. É possível que a sua magreza extrema não seja devido à má alimentação, mas sim um problema de saúde. Se assim for, a maneira mais fácil e mais eficaz de resolver o problema é combatê-lo com o tratamento e os medicamentos adequados.