Embora incômoda e dolorosa, é uma condição benigna, bastante frequente em mulheres, especialmente em seus anos de fertilidade. Descubra se você também tem seios fibrocísticos, e o que você pode fazer para aliviar a dor.
Se você já estiver nos trinta anos de idade, talvez perceba pela primeira vez alguns sintomas nos seios, como inchaço, dor nas axilas e protuberâncias (cistos) que nunca havia apalpado antes e que podem te causar inclusive angústia e preocupação. O seu caso é o caso de muitas mulheres, porque, nesta fase, o sistema hormonal começa a experimentar mudanças e os níveis hormonais flutuam mais do que antes. Estes sintomas que você vem experimentando são conhecidos como mudanças fibrocísticas do seio (ou alterações cíclicas do seio), porque se apresentam com o ciclo menstrual e com ele desaparecem. São mais marcados imediatamente antes de começar o período e mais marcados em alguns ciclos do que em outros.
Você sabe a que se devem? Os especialistas acreditam que as alterações fibrocísticas do seio estão relacionadas a alterações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual. Todo mês, seu corpo se prepara para uma possível gravidez, e produz os hormônios que indicam aos seios que fabriquem leite. As glândulas mamárias aumentam de volume, o que provoca protuberâncias e dor.
As alterações fibrocísticas podem se apresentar em um seio ou ambos. Entre as mais comuns estão:
- Inflamação dos seios.
- Sensibilidade ou dor nos seios, que se descreve às vezes como uma dor surda ou peso.
- Dor e desconforto nas axilas.
- Nódulos na mama. As áreas químicas (os cistos) estão sempre no mesmo lugar, e aumentam de tamanho ou diminuem em relação ao ciclo menstrual. Se você exercer pressão sobre eles os sente mais densos, e as protuberâncias podem se movimentar de lugar ao invés de parecer aderidas ao músculo de abaixo.
Os seios fibrocísticos são muito comuns e benignos. Não são sinais de câncer nem conduzem a ele. O único problema é que tornam mais difícil de detectar um câncer de mama para tomar medidas a tempo. Daí a importância de consultar com o seu médico se notar qualquer um dos seguintes sinais ou sintomas, especialmente se notar alguns dos seguintes sinais ou sintomas, especialmente de você tem um risco mais alto do que o normal de câncer de mama, como antecedentes familiares de câncer. Referimos-nos, se alguém próximo em sua família teve câncer, especialmente de mama. Os sinais e/ou sintomas são os seguintes:
- Dor nos seios e o seu período do mês não se apresenta. Embora este não seja um sinal de câncer, sim pode indicar que você está grávida, e você deve fazer um exame para determinar.
- Sinais de infecção nos seios. Isto inclui inflamação súbita dos seios, vermelhidão ou dor, com ou sem febre.
- Secreção de pus ou sangue em seus mamilos.
- Uma dor repentina e aguda nos seios peito sem causa aparente (como um golpe), que pode durar duas semanas ou mais.
- Dor persistente ou que vai aumentando em um seio ou ambos, especialmente se permanece em uma área do seio.
- Uma protuberância nova em um seio que não desaparece depois do seu período menstrual. Se você não tiver períodos menstruais, consulte o seu médico imediatamente se notar uma nova protuberância.
- Rugas ou pequenas depressões na pele dos seios ou dos mamilos.
Não se preocupe, existem remédios que podem aliviar o desconforto. Algumas vezes, a dor causada pelos seios fibrocísticos pode ser muito intenso e requer analgésicos fortes, prescritos pelo médico. Em casos muito graves, poderia te prescrever um medicamento que é muito eficaz para reduzir a dor, mas que efeitos semelhantes ao do hormônio masculino, por isso, têm muitos efeitos colaterais (conhecido como danazol).
Leia também: "Saiba Mais Sobre Cistos nos Seios".
Mas na maioria dos casos, os remédios caseiros bastam para aliviar a dor. Entre eles, usar um sutiã que dê aos seus seios um bom suporte e tomar analgésicos (medicamentos para a dor) que não exigem receita médica, como o acetaminofen (Tylenol ou paracetamol) ou ibuprofeno (Advil).
Muitas mulheres também sentem alívio se reduzem a gordura em sua dieta e diminuem o consumo de cafeína, embora não seja 100% comprovado. É conveniente consultar seu médico antes de tomar suplementos, vitaminas ou analgésicos (por mais leves que sejam), ou de fazer mudanças drásticas em sua alimentação. Alguns estudos sugerem que o óleo de prímula poderia ajudar. Pergunte ao seu médico. Frequentemente, os sintomas melhoram ou desaparecem após a menopausa.
Em qualquer caso, lembre-se que os seios fibrocísticos, embora incômodos pela dor, são inofensivos e não têm relação com o câncer. Se você sofre, tome medidas para aliviar a dor. Mas, além disso, você não precisa de tratamento nem deve ter maiores preocupações.