Talvez no seu trabalho, você tenha que permanecer muito tempo de pé e isso te preocupa no momento de engravidar. Muitas mulheres se perguntam: é ruim passar muitas horas em pé durante a gravidez?
Tanto estar sentada de forma contínua como estar de pé sem mudar de posição pode ser arriscado e existem alguns estudos que sugerem que trabalhar muitas horas seguidas de pé poderia aumentar ligeiramente o risco de complicações.
Hipertensão, bebês com baixo peso ao nascer ou parto prematuro foram algumas das implicações de passar muitas horas em pé. No entanto, outros estudos não veem relação entre este ponto e os riscos na gravidez.
É preciso continuar pesquisando, mas o que é claramente aumenta o risco de dores nas costas ou problemas de circulação (varizes, hemorroidas...), que podem tornar muito difícil manter a gravidez, especialmente no final da mesma, por isso vamos dar algumas dicas se você está grávida e passa muito tempo em pé.
É possível que ao longo da gravidez possa combinar com o trabalho e chegar ao final dos nove meses, sem deixar de trabalhar. Mas alguns trabalhos se adaptam melhor as grávidas do que outros e cada mulher é diferente inclusive no mesmo posto de trabalho (de acordo com sua condição física...).
Portanto, se a grávida realiza um trabalho que resulta cansativo (neste caso, por estar em pé durante muito tempo) poderia solicitar a transferência para uma posição mais adequada, se possível.
Também não é certo que a empresa irá conceder, inclusive quando existe algum relatório médico para apoiar esta medida; mas lembre-se que você tem direito e se existe risco para a gravidez poderiam lhe conceder uma licença do trabalho.
A Associação Médica Americana recomenda que as mulheres cujo trabalho envolve passar muitas horas em pé por dia deixem o seu trabalho (na semana 24, se são mais de quatro horas, na semana 32, se você passa de pé 30 minutos de cada hora). Mas essa restrição é demasiada rígida para muitos médicos e, finalmente, dependerá do estado da mãe a necessidade de deixar ou não de trabalhar.
Levando em consideração esses pontos anteriores, não perca estas dicas para as mulheres grávidas que passam muito tempo em pé no local de trabalho para evitar problemas físicos.
Dicas para as mulheres grávidas que passam muito tempo de pé:
Dependendo do trabalho, você pode realizar algumas dessas dicas durante o dia de trabalho, mas se não for assim, não deixe de fazer os exercícios em casa.
- Caminhe um pouco a cada meia hora para não prolongar uma posição estática que sobrecarrega a musculatura.
- Coloque um descanso para os pés ou pequeno elevador (almofada, caixa...) para ir apoiando cada pé alternadamente, mudando de posição os pés para relaxar a área inferior das costas.
- Se as pernas e as costas são sobrecarregadas podemos fazer alongamentos de pernas apoiadas na parede, barra ou mesa (já sabemos que muda o eixo do corpo e o equilíbrio é mais instável durante a gravidez), ou mantendo o equilíbrio, estique o joelho dobrando cada perna para trás, tentando fazer com que o calcanhar toque na nádega. Mantenha o alongamento por alguns segundos e alterne as pernas.
- Outro movimento que podemos fazer muitas vezes em nosso local de trabalho, nas pausas ou em casa para descansar as pernas é girar os tornozelos em círculos.
- A dor nas costas é muito frequente na gravidez, já que as articulações da pélvis relaxam, o abdômen tem um grande tamanho que muda o equilíbrio (geralmente a mãe arqueia o pescoço e joga os ombros para trás), a parte inferior das costas se curva e surge à tensão, a dor... Essas dores são mais frequentes, se você trabalha em pé. Lembre-se que existem exercícios específicos durante a gravidez, você pode fazer alongamentos da coluna.
- Tente manter uma boa postura para evitar distensões musculares, sentada com as costas retas, sentar e levantar lentamente, deitar de lado.
- Realize exercício de forma regular desde o início da gravidez, já que tem vários benefícios. O fato de fortalecer os músculos abdominais e lombares pode prevenir futuras dores, e circulação melhora evitando as varizes.
- Realize exercícios de inclinação da pelve para alinhar o corpo. De pé, com a região lombar apoiada na parede, tentando esticar a musculatura das costas. Equilibre a pélvis para frente e para trás, mantendo as costas retas.
- Também é possível realizar exercícios para o pescoço e cabeça que relaxem a tensão da área e exercícios de relaxamento em geral, que contribuem para o bem-estar físico e psicológico.
Em suma, se você passa muito tempo em pé durante a gravidez leve em conta essas dicas para que isso não afete a sua saúde nem a do bebê. E se ainda assim esta situação te causa mal-estar, as dores são fortes (varizes, costas...) e não desaparecem, consulte o seu médico, sem falta.