Embora às vezes, seja fácil, deixar de fumar pode ser muito difícil para as mulheres grávidas. No entanto, a maioria conhece os efeitos nocivos do tabaco para o feto e sua própria saúde, por isso, costuma planejar deixar esse hábito. Aqui te listamos dez passos para deixar de fumar durante a gravidez, para deixar para trás a fumaça ruim, evitar riscos e tornar-se mais saudável.
Muitas vezes falamos destas consequências negativas do tabaco, mas nem sempre sabemos como pedir ajuda ou como iniciar uma "batalha" com nicotina que nos atrai. Algumas mulheres acham mais fácil deixar de fumar, pela simples razão de que as náuseas as impedem, mas não é assim para outras, que sentem uma necessidade incontrolável. Nestes casos, o que é possível fazer para deixar o tabaco?
Leia também: "Dicas Para Parar de Fumar A Partir de Hoje".
Antes de começar, lembre-se que se você está em busca da gravidez, já pode começar, pois livrando o corpo da nicotina e outros tóxicos será mais fácil à concepção. Além disso, não nos veremos na situação de deixar o hábito quando já estivermos grávidas, se conseguirmos antes. Se você já está grávida, quase nunca é tarde demais para começar a deixar de lado o tabaco.
- Em primeiro lugar, identificaremos os nossos motivos para deixar de fumar, que, juntamente com a nossa saúde e a do bebê podem ser variados, como economizar dinheiro ou ter mais confiança em si mesma. Relembre estes motivos, muitas vezes.
- Conte ao seu parceiro, amigos e familiares que vai deixar de fumar. Peça o seu apoio durante esses primeiros dias e semanas, já que eles podem ajudar a atravessar esses momentos difíceis. Especifique como você quer que te ajudem a deixar de fumar e peça que não fumem em sua presença (melhor que deixem de fazê-lo, especialmente o seu parceiro).
- Procure o apoio de que precisa, criar o seu próprio plano para deixar de fumar, e obtenha informações sobre os programas que podem ser bons para você. Consulte o ginecologista ou o centro de saúde sobre o assunto.
- Elimine tudo o que te lembra do cigarro para se manter firme (pacotes, isqueiros, cinzeiros...). Mantenha a casa e o carro ventilados para eliminar o cheiro de fumaça (embora leve mais tempo do que pensamos para desaparecer...).
- Mantenha-se ocupada, saindo de casa, colocando em prática os seus passatempos, cinema, leitura, ficar com os amigos (que também devem conhecer o seu esforço)... A inatividade muitas vezes leva a pegar um cigarro. É uma estratégia para evitar os gatilhos, aos quais nos referimos mais abaixo.
- Faça exercícios físicos de maneira regular e combine-os com exercícios de relaxamento que te mantenham tranquila, afastando o estresse e a vontade de fumar. Descanse tempo suficiente.
- Evite os gatilhos: pessoas, lugares, coisas e situações que desencadeiam a necessidade de fumar. Mude a sua rotina habitual associada com o consumo de tabaco.
- Se você precisa ter algo nas mãos ou algo para colocar na boca, escolha lanches saudáveis. Evite cafeína e substitua por água ou sucos naturais. É normal sentir a "síndrome da abstinência" porque quando deixamos de fumar o corpo tem que se adaptar a não ter nicotina. Por isso, convém desenvolver antecipadamente estratégias para lidar com os sintomas da abstinência, como este ponto e os anteriores.
- Permaneça positiva, mas atenta, porque às vezes, deixar de fumar leva um tempo. E pense que deixar de fumar é uma conquista que não dura para sempre, não caia nas tentações, mas não se atormente, se alguma vez você cair, os cigarros que você vai subtraindo são uma melhora e você deve tentar novamente, voltando ao primeiro passo com convicção.
- Recompense a si mesmo se você conseguiu, dê-se um capricho, um jantar especial, vá ao cinema, uma saída com os amigos...
A primeira recompensa é que em poucos dias você se sentirá mais saudável e cheia de energia, notará melhoras na sua pele, no seu cabelo, nos seus dentes... Embora a melhor recompensa seja que você terá uma gravidez mais segura e um bebê mais saudável se seguir estes passos para deixar de fumar durante a gravidez.