Não é fácil parar de fumar, já que o tabaco cria uma forte dependência. No entanto, os danos causados à saúde (câncer de pulmão, boca, laringe, esôfago, bexiga, rim, pâncreas, bronquite crônica e enfisema obrigam os fumantes a reconsiderar a opção de deixá-lo.

Inclusive se exposto aos entes queridos que respirem a fumaça do tabaco. Estudos indicam que os fumantes passivos correm um maior risco de desenvolver câncer de pulmão do que aqueles que não são.

Vale a pena parar de fumar e, para conseguir esse objetivo, apresentamos a seguir alguns remédios populares, que são muito eficazes.

Remédios Caseiros Para Parar de Fumar

Frutas e Verduras

Beba muitos sucos de frutas (maçã e uva) sem açúcar, coma verduras (cenoura, cebola, aipo, ervilhas, feijões, etc.) e tome banhos relaxantes à noite.

Remédio Caseiro Para Parar de Fumar

Raiz de Gengibre

Um remédio natural consiste em mastigar a raiz de gengibre (mesmo que seja um pouco amargo é muito eficaz).

Cravos

De acordo com os avós, chupar cravo também é bastante eficaz para cortar a dependência do tabaco ou cigarro.

Hipnose

A hipnose é outro método natural usado para parar de fumar, e é baseado na visualização, sugestão e relaxamento.

Chá de Eucalipto, Ginkgo Bilola e Malva

Prepare um chá com 1 grama de eucalipto, 5 gramas de ginkgo biloba e 5 gramas de malva em 1 litro de água que deve ser aquecida e, em seguida, adicione os ingredientes. Deixe descansar durante 5 minutos, coe e beba um copo por dia durante um mês. Ajuda a limpar os pulmões e as vias respiratórias no tratamento contra o tabagismo. Não se deve tomar mais do que um copo por dia, já que pode causar dor de cabeça e náuseas.

Meditação

Vários estudos sugerem que a prática da meditação ajuda os fumantes a reduzir ou eliminar o hábito, inclusive quando não se propuseram a isso.

Yoga

Muitos fumantes utilizam o cigarro para aliviar o estresse, por isso uma boa alternativa é encontrar outras atividades relaxantes que tenham o mesmo efeito. O Yoga (além de ser uma ótima forma de se exercitar) ou as práticas de relaxamento podem ajudar a manter a ansiedade sob controle.

Dicas Para Parar de Fumar

Além dos remédios expostos acima, a vontade de parar de fumar é fundamental e muito necessária. Os fumantes podem se levantar de manhã e dizer: "A partir de hoje eu não vou fumar mais. Eu decidi parar” assim reafirmará a sua vontade diariamente.

  • Mantenha fora do alcance os objetos que lembram a ação de fumar, como cigarros, cinzeiros e isqueiros.
  • Evite nos primeiros dias a companhia de fumantes.
  • Tenha a mão objetos prontos para mastigar ou chupar como chicletes ou balas. Neste sentido, deve ser evitada a menta, já que pode lembrar o cigarro de menta.
  • Não caia na tentação em situações associadas com o tabagismo, como pausas para tomar um café, após as refeições.
  • Fazer exercícios de manhã é aconselhável uma vez que o sangue recebendo mais oxigênio tonifica o sistema nervoso. O desejo pela nicotina diminui com o exercício devido à liberação de serotonina e dopamina no cérebro.
  • Reduza o consumo de carne, álcool, café, açúcar e pão branco.

Para conhecer mais benefícios de deixar de fumar, recomendamos a leitura do nosso artigo "Parar de Fumar: Benefícios Imediatos Para o Corpo".

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.