A levedura de cerveja é extremamente rica em vitaminas do complexo B que incluem a tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina, ácido fólico e biotina, exceto para vitamina B12.
Contém também minerais importantíssimos na absorção da glicose (açúcar) no corpo como selênio e cromo.
Ela é útil no controle de açúcar no sangue em pacientes com diabetes e para evitar a diabetes gestacional, para manter o peso saudável e ainda reduzir o colesterol “ruim”. Mas para as gravidas ela ainda tem um benefício extra, funcionando com galactogogue, aumentando a produção de leite da mãe.
Uma colher de sopa de levedura de cerveja fornece cerca de 10 gramas de proteína, a mulher grávida precisa de cerca de 80 gramas de proteína por dia, portanto, com duas colheres de sopa de levedura de cerveja é possível cobrir 25% das necessidades diárias recomendadas.
Este suplemento aumenta a sua energia, graças às vitaminas do complexo B, que ajudam o organismo a converter carboidratos em glicose, a principal fonte de energia para os músculos, cérebro e outros órgãos.
As vitaminas B1, B2 e B3, desempenham um papel ativo na produção de energia. A B6 e B7 ajudam o corpo a digerir e usar as proteínas e carboidratos.
A levedura de cerveja permite que o corpo use a glicose de forma mais eficaz. Graças a presença do cromo, o corpo aumenta a tolerância à glicose e mantém o nível de açúcar no sangue estável, se você sofre de diabetes essa pode ser uma solução, embora este fato não esteja cientificamente confirmado ainda.
A levedura de cerveja tem efeitos colaterais mínimos, pois produz gases nas mães e bebês, e no caso do bebê pode cheirar à fermento. Mulheres propensas a infecções fúngicas (infecções causadas por fungos) não devem consumir a levedura de cerveja.
Então se você está grávida e quer adicionar este suplemento na sua dieta, converse com seu médico sobre como você deve tomar a cada dia, especialmente se você está tomando vitaminas pré-natais, medicamentos ou outros suplementos, pois pode haver interações entre os suplementos e o médico deve se posicionar diante disso buscando sua segurança e a do seu bebê para depois adicionar a levedura de cerveja na dieta.
Mas também é importante ressaltar que uma dieta saudável é a melhor maneira de obter uma nutrição adequada durante a gravidez, em vez de depender de suplementos.