À levedura de cerveja é um fungo chamado Saccharomyces cerevisiae que procede do tratamento e secagem da cevada.
Este tipo de levedura tem sido utilizado tradicionalmente para elaborar cerveja, vinho e pão; também desempenha um importante papel como um suplemento dietético por seu elevado valor nutricional. Poucos alimentos proporcionam uma concentração tão elevada de vitamina B, minerais e proteínas.
A levedura de cerveja é o resultado de um processo de fermentação que se produz quando o glúten que contém a cevada se decompõe. Em seguida se desidrata, a fim de tornar a levedura adequada para a conservação e consumo humano. Tomá-la diariamente em pó, flocos ou cápsulas enriquece a dieta e oferece muitos benefícios para a saúde.
Leia também: "Para Que Servem as Cápsulas de Levedura de Cerveja?"
A Levedura de Cerveja Depura a Pele:
Uma das propriedades mais conhecidas da levedura de cerveja é a de melhorar a regeneração dos tecidos. Por isso, é particularmente benéfica tomá-la em casos de acne, queimaduras, cicatrizes ou doenças de pele, como o eczema ou dermatite. Também fortalece as unhas e combate a queda de cabelo.
É preciso levar em conta que a levedura de cerveja pode ser capaz de fornecer mais e melhores proteínas que o leite ou a carne, já que é um dos seus elementos principais.
Sua alta concentração de vitaminas do tipo B fornece uma grande energia para o organismo, já que ajuda a metabolizar melhor as proteínas e carboidratos dos alimentos que consumimos. A vitamina B1 e B2 favorece a renovação dos tecidos; a vitamina B3 facilita a circulação sanguínea e também proporciona equilíbrio para a pele; a vitamina B9 ou ácido fólico renova as células vermelhas do sangue, previne as doenças cardíacas, a perda de memória e protege o sistema nervoso.
A levedura de cerveja é um poderoso antioxidante por seu alto teor de minerais, como fósforo, ferro, zinco, cobre, cálcio, níquel, cromo, manganês e silício, entre outros. Por exemplo, o fósforo intervém em uma melhor metabolização de gordura, estimula a reprodução celular e é essencial para a transmissão dos impulsos nervosos; o ferro oxigena as células e combate a anemia, porque promove a formação de hemoglobina; o zinco fortalece as defesas do organismo; o cromo previne a obesidade e ajuda o corpo a aumentar a sua tolerância à glicose, o que resulta muito interessante para os diabéticos.
O consumo de levedura de cerveja regula o colesterol e fornece equilíbrio para o funcionamento intestinal. É um suplemento que combate a prisão de ventre, porque 18% do mesmo é fibra.
É difícil acreditar que um alimento tão completo e fácil de consumir não esteja atualmente mais difundido em nossa dieta diária, você não acha?