A vesícula e os condutos pelos quais circula a bílis desde o fígado até o intestino delgado estão intimamente relacionados com o sistema digestivo. A bílis é uma secreção hepática de cor amarelo esverdeado, composta por sais biliares, água, bilirrubina, colesterol e eletrólitos, e sua função mais importante é emulsionar as gorduras ingeridas, propiciando sua digestão e posterior absorção através das paredes intestinais.
A partir do fígado, a bílis flui pelos capilares hepáticos e condutos hepáticos e, através do conduto cístico, chega à vesícula biliar, órgão oco em forma de pera, onde é armazenada e concentrada.
A bílis é vertida no duodeno (primeira parte do intestino delgado) por meio do conduto denominado duto biliar, em que desembocam os condutos anteriormente mencionados.
As vias biliares contam com várias válvulas ou esfíncteres que controlam o fluxo da bílis. A ingestão de alimentos ricos em gorduras é o principal estímulo para que se contraia a vesícula biliar e se abram os esfíncteres, permitindo a liberação intermitente de bílis para o duodeno.
A vesícula e as vias biliares podem se ver afetadas por diversos transtornos, como infecções, formação de pedras ou cálculos e alterações na evacuação da bílis. Para manter a vesícula limpa e evitar estes transtornos, recomenda-se remédios caseiros e naturais como os que listamos a seguir.
Leia também: "Pedras na Vesícula: Tratamentos Para Remover Pedras na Vesícula".
Remédios Caseiros Para Limpar e Depurar a Vesícula:
- Dilua 1 colher de sopa de azeite de oliva no suco de um limão. Tome todas as manhãs em jejum, meia hora antes do café da manhã. Este é um remédio simples e realmente eficaz no que diz respeito à limpeza da vesícula e das vias biliares, já que favorece a secreção e estimula o fluxo da bílis. Não coma, pelo menos, até depois do meio-dia. Se você tiver sede, beba água quente ou um pouco de suco de limão.
- Misture 250 ml de azeite de oliva, 125 ml de suco de limão, um dente de alho fresco picado e ¼ de colher de chá de pimenta de caiena. Beba toda esta mistura na primeira hora da manhã (por volta das seis da manhã) com o estômago vazio. Como no remédio anterior, não se deve comer até depois do meio-dia e em caso de sede, beba água quente ou um pouco de suco de limão.
- Ferva em 2 litros de água até reduzir para 1 litro, 60 gramas de raiz de Gatuna e 60 gramas de flores de sabugueiro. Coe e adicione 30 gramas de folhas de Combreto. Ferva novamente durante 3 minutos, coe, adicione um pouco de mel, conserve o líquido obtido na geladeira, em um recipiente não metálico, e tome o líquido durante 3 dias, dividindo-o em 6 partes: cada uma das partes será tomada quente, um pouco quente, 10 minutos antes de cada uma das refeições do meio-dia e da noite. Este remédio depurativo está recomendado em períodos de 6 dias consecutivos, com períodos de descanso de 3-4 dias, até ter efetuado de 3 a 5 períodos, de acordo com as necessidades.
- Ferva 60 gramas de cúrcuma xantorriza ou gengibre de java e 60 gramas de folhas de buxo durante 10 minutos em 1 litro e ¼ de água, coe e despeje o líquido obtido sobre: 25 gramas de alecrim. Cubra e deixe em infusão por meia hora, coe, tome o líquido obtido durante 3 dias, na razão de 2 vezes por dia, durante 6 dias por semana, durante 3 semanas, de forma que se completem 18 dias.
Remédio para limpar e depurar a vesícula # 5: Misture 70 gramas de raiz de Gatuna e 70 gramas de flor de maravilha em um litro de água e deixe ferver por 10 minutos. Deixe em repouso e filtre. Tome 2 xícaras por dia durante 15 dias. - Ferva 60 gramas de raiz de Gatuna, 60 gramas de cúrcuma xantorriza e 60 gramas de verbasco em 2 litros de água até reduzir para um litro. Deixe esfriar e coe. Tome 3 vezes por dia durante uma semana.
- Misture 40 gramas de flores de calêndula, 40 gramas de flores de verbasco e 60 gramas de raiz de Gatuna e extraia 1 colher de sopa. Despeje em uma xícara que contenha água fervendo e deixe em repouso. Coe e beba 2 xícaras por dia durante 15 dias.
- Misture, em partes iguais, boldo, hortelã, cardo santo e vara de ouro. Extraia 1 colher de sopa da mistura e despeje em uma xícara que contenha água fervendo. Deixe em repouso e beba quente após as refeições durante uma semana.
- Misture, em partes iguais, bardana, arenaria e polipódio. Extraia desta mistura 1 colher de sopa e adicione uma xícara de água que está fervendo. Beba 2 xícaras por dia, antes das refeições durante 15 dias.
Leia também: “Remédios Para Limpar e Depurar o Pâncreas”.
Recomendações: Reduzir o consumo de alimentos fritos, produtos lácteos, como o queijo, e todos os alimentos gordurosos, especialmente aqueles que contêm gorduras de origem animal e qualquer gordura saturada para limpar a vesícula e evitar a formação de pedras.
Realize posturas de ioga. Existem várias asanas de ioga que resultam benéficas para limpar a vesícula e prevenir o aparecimento de cálculos biliares. O Arco, O Pavão, a torção da coluna e a posição Narayan (deitado sobre o lado esquerdo) ajudarão a esvaziar a vesícula. Estas posturas melhoram a circulação da vesícula, o que ajuda a evitar o processo de cristalização.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.