O pâncreas é uma glândula, sob a forma de martelo ou de um cassetete alongado, localizado na parte superior do abdômen, entre o duodeno e o estômago.
Em um adulto pesa entre 65 gramas a 70 gramas com um comprimento de aproximadamente 18 cm. O pâncreas é uma glândula de secreção mista, porque por um lado desempenha uma função endócrina que consiste em secretar hormônios diretamente no sangue, e por outro desempenha uma função exócrina, ao secretar enzimas que despeja no tubo digestivo.
A porção exócrina é, de longe, a maior parte desta glândula. Fabrica, armazena e conduz o suco pancreático até o intestino.
Estes contêm sais de sódio e quatro enzimas digestivas ou diastases: tripsina, que ataca os alimentos nitrogenados, albuminas e peptonas do quimo (apenas atua misturado com o conteúdo intestinal), uma amilase que atua sobre o resto de amido não digerido pelo estômago, uma maltase que atua sobre o açúcar de maltose e uma lipase que emulsiona quase todas as gorduras e saponifica o resto.
A porção endócrina do pâncreas é representada pelas chamadas ilhotas de Langerhans, que secretam o hormônio insulina. Qualquer doença ou lesão do pâncreas que afeta as ilhotas pancreáticos de Langerhans originará a doença chamada diabetes mellitus, caracterizada pelo aumento da concentração de glicose no sangue.
O pâncreas podem se ver afetado pela inflamação (pancreatite), por tumores e por cálculos (estes localizados principalmente no nível do canal excretor). Algumas das suas alterações estão na origem da diabetes. Por isso, é importante limpar e depurar o pâncreas com remédios naturais e caseiros que atuam de forma preventiva.
A seguir apresentamos remédios para limpar o pâncreas que podem ser elaborados em casa com ingredientes totalmente naturais.
Remédios Caseiros Para Depurar o Pâncreas
- Despeje um pequeno pedaço de raiz de gengibre, previamente lavado e 1 colher de sopa de dente de leão em ½ litro de água. Ferva durante 10 minutos. Coe, cubra e deixe esfriar para tomar ao longo do dia durante 15 dias. Descanse por outros 15 dias e reinicie.
- Lave e pique 2 talos de aipo, ½ pepino picado e algumas folhas de uma couve, previamente lavadas. Coloque no liquidificador com um pouco de água. Misture brevemente. Tome este suco diariamente.
- Ferva 1 colher de sopa de cardo mariano em uma xícara de água durante 5 minutos. Cubra e deixe esfriar. Tome 1 xícara por dia.
- Despeje 1 colher de sopa de manjericão roxo em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Tome 1 xícara diariamente.
- Despeje uma colher de sopa de folhas de oliveira, previamente lavadas, em 1 xícara de água e deixe ferver por 5 minutos. Deixe repousar e coe. Tome 1 xícara todos os dias durante 15 dias.
- Despeje 1 colher de sopa de trevo vermelho em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Tome 1 xícara desta infusão todos os dias.
- Ferva por 10 minutos, 2 colheres de sopa de raiz de bardana em ½ litro de água. Tome ao longo do dia. Este remédio tem um efeito de limpeza sobre o fígado, que evita que o pâncreas trabalhe de forma excessiva.
- Faça uma preparação de ebulição de 1 colher de sopa de groselha indiana em ½ litro de água. Cubra e deixe esfriar. Coe e tome ao longo do dia por 15 dias, descanse por um mês e reinicie.
Recomendações: Eliminar o consumo de álcool. Consumir tofu em vez de carne vermelha: se você deseja manter a saúde do pâncreas, é importante não consumir grandes quantidades de carne vermelha, a qual geralmente tem uma grande quantidade de gordura saturada. Por isso, recomenda-se substituí-la por tofu.
Evitar o consumo de bebidas com cafeína. Não fumar. Evitar os alimentos como manteiga, feijão e alimentos picantes. Estes alimentos são conhecidos por resultar na formação de gás e podem provocar irritação no pâncreas.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.