O kefir é um produto fermentado rico em bactérias probióticas e leveduras. Pode ser feito a partir de diferentes produtos, como a água e o leite.
O Que é Kefir?
O kefir é uma combinação de leveduras e bactérias probióticas com um aspecto semelhante a couve-flor, seus nódulos têm uma textura gelatinosa e estão envoltos em uma matriz denominada kefiran.
A origem do kefir remonta há milhares de anos, na região do Cáucaso, onde os muçulmanos o chamavam de “Os Grãos do Profeta Mahona”. Os seus benefícios já eram aproveitados naquela época e hoje em dia você também pode fazer isso.
Quais Tipos de Kefir Existem?
Você pode preparar 2 tipos de kefir: os de água e os de leite. Dependendo da região e do tipo de cultivo, o kefir tem diferentes composições, mas os microrganismos mais comuns que o compõem são: a bactérias Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus brevis, Streptococcus thermophilus e a levedura Kluyveromyces marxianus. Todos os tipos de kefir têm a mesma microflora, mas adaptada para diferentes meios.
Como Consumir o Kefir de Água
Tomar kefir em jejum é o mais recomendado para o seu corpo aproveitar ao máximo. Se você quer usar o kefir como um remédio natural preventivo, tome um copo em jejum ou durante o período da manhã.
No entanto, se você tem algum problema e quer consumir o kefir como parte do tratamento, pode tomar de 1 a 3 copos de kefir por dia. A quantidade recomendada é de até 1 litro por dia, embora em casos de leucemia e anemia grave possa chegar a 2 litros.
Não existe uma dieta de kefir, mas você pode tomar o kefir para perder peso, já que é um dos seus benefícios. Basta adicioná-lo ao seu café da manhã acompanhado de sementes, frutos secos e ovos. Também é possível preparar uma bebida de kefir de água e deixar na geladeira para tomar ao longo do dia.
Leia também: “Propriedades e Benefícios do Kefir”.
Benefícios do Kefir de Água
O Kefir de água ou qualquer outro tipo de kefir tem propriedades semelhantes. Vejamos algumas das suas principais características.
- É desintoxicante.
- Regenera a flora intestinal.
- Melhora as defesas.
- Favorece a digestão.
- Evite a constipação.
- Equilibra a flora bacteriana.
- Produzir a síntese de vitamina B.
- Ajuda a reduzir o colesterol.
- Age como laxante.
- Ajuda a tratar eczemas.
- Regula a pressão arterial.
- Colabora na perda de peso.
- Ajuda em casos de ansiedade, depressão e sono.
- Fornece fósforo, potássio, cálcio e vitaminas.
Leia também: “Iogurte de Kefir: Benefícios Para a Pele”.
Como Preparar Kefir de Água
A forma mais simples de preparar o kefir de água é conseguindo os grãos de doadores (existem muitas doações de kefir, procure na sua cidade). É uma tradição que alguém deve doá-los, existem também grupos no Facebook, onde você pode encontrar doadores, embora também possa comprá-los.
Uma vez que você já esteja com o kefir em mãos, é hora de começar a reproduzi-los. Quando esses grãos de kefir são colocados em contato com um ambiente rico em nutrientes, como uma solução de água com açúcar mascavo, os microrganismos começam a consumir os nutrientes para desempenhar suas funções vitais.
A primeira tarefa é sempre reproduzir-se e aumentar o seu volume. Em grande parte as novas células que estão se formando são liberadas no meio do crescimento, mas os próprios grãos de kefir também crescem. Ao consumir o açúcar e outros nutrientes, eles liberam seus benefícios na bebida.
Lembrando que os grãos de kefir de água consomem os açúcares que adicionamos na água e geram ácidos orgânicos e os compostos que comentamos anteriormente. Finalmente, obtemos uma água fermentada que tem pouco a ver com a água açucarada que havíamos preparado inicialmente. Por isso, as calorias do kefir de água são quase insignificantes.
Receita do Kefir de Água
Ingredientes:
- 1 litro de água filtrada (temperatura ambiente)
- 2 colheres de sopa de grãos de kefir de Água
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
Modo de preparo: Em um recipiente de vidro, adicione 1 litro de água, adicione o açúcar mascavo misture bem e adicione o kefir de água.
Não feche hermeticamente o recipiente, tampe com uma telinha, algo apenas para não cair nada dentro. Deixe repousar em temperatura ambiente por, pelo menos, de 8 a 12 horas e tempo máximo de 2 dias.
Coe (não utilize nada metálico) e passe o kefir de água para outra bebida preparada, consuma a bebida coada.
Referências Bibliográficas
- Farnworth ER Kefir – a complex probiotic J Food Prot. Food Science and Technology Bulletin: Functional Foods 2. Publicado 4 Abril 2005.
- Garrote GL; Abraham AG; De Antoni GL. Inhibitory power of kefir: the role of organic acids. J Food Prot.