O olho é o órgão da visão que nos permite apreciar tudo a nossa volta (formas, cores, brilho, o volume de objetos, etc.).
Apesar da sua importância, muitas vezes abusamos dele e nos sentamos, por exemplo, em frente a um computador, tablet, vídeo game ou dispositivos semelhantes, durante horas, sem deixar de focar na tela, uma situação que submete o olho a um grande estresse (o piscar reduz significativamente), o que pode levar à secura.
É importante observar que o piscar é um reflexo normal que produz o cérebro para que cada lágrima que produzimos seja distribuída por toda a superfície da córnea, e o olho se mantenha úmido.
Se você pisca com menos frequência, o olho tende a se ressecar por não receber umidade em toda a sua superfície.
Assim, ao contrário do que se poderia pensar, o pranto ou lacrimejamento excessivo causado pela entrada de sujeira no olho, não resolve o problema já que essas lágrimas estão mais diluídas do que o normal.
Além da constante atenção a tela dos dispositivos elétricos, existem outros fatores que podem contribuir para o aparecimento da secura ocular como a falta de líquidos, não dormir bem ou estar exposto a um ambiente muito seco (escritório com ar condicionado, cabine um avião, etc.).
É necessário ressaltar também, que à medida que envelhecemos produzimos menos lágrimas e, portanto, temos menos umidade e que as mulheres com mais de 50 anos de idade sofrem mais de secura nos olhos do que os homens, devido às mudanças hormonais durante a menopausa (baixa de estrogênios), e se você usa lentes de contato, a secura dos olhos se apresentará antes dos 40 anos.
Remédios Caseiros
Recomendações
• Faça pausas a cada hora observando objetos distantes e feche os olhos para descansar, já que desta forma se relaxa os músculos oculares de enfoque.
• Tenha uma correta prescrição de óculos ou lentes de contato.
• Mantenha um adequado tamanho das letras, e um brilho equilibrado no computador, celular, etc.
• Use telas foscas ou com filtro anti-reflexo, a uma distância de 40 a 60 cm.
• Garanta que a iluminação ambiental seja maior do que o brilho da tela.
• Não compre lágrimas artificiais que tenham conservantes. Se você usa lágrimas artificiais mais de uma ou duas vezes por dia, escolha uma marca que não contenha conservantes. Caso contrário, você pode sentir coceira nos olhos.
• Não use gotas medicinais, já que estas são descongestionantes e contraem os vasos sanguíneos do olho. Por isso, removem a vermelhidão, mas não a secura.
• Tenha cuidado com o secador de cabelo. É aconselhável mantê-lo o mais longe possível dos olhos e, como medida extra, utilizar a metade da operação.
• Umedeça o espaço onde você trabalha. Quando se percebe que o ambiente onde se trabalha é muito seco, é recomendável colocar um umidificador perto da mesa.
• Evite o consumo de bebidas alcoólicas, pois estas costumam deixar a boca e os olhos secos.
• Fique longe da fumaça de cigarro. É bem conhecido que fumar resseca os olhos.
• Use as lentes de contato apenas metade do dia. Para aliviar o desconforto da secura dos olhos, recomenda-se retirar as lentes de contato no final do dia de trabalho.
• Evite o consumo de medicamentos como descongestionantes, anti-histamínicos, medicamentos para dormir ou sedativos, já que ressecam os olhos.
Procure um oftalmologista se:
- Os olhos permanecem secos, apesar do uso dos remédios e recomendações apresentadas acima (pode ser ceratoconjuntivite seca).
- Se sentir coceira e dor constantes.
- A visão se altera frequentemente.
- Apresentar pus ou outra supuração em um ou ambos os olhos.
- Se você tiver os olhos e a boca seca e artrite (estes sintomas podem ser indícios da síndrome de Sjögren: doença rara, mas tratável, que em muitas ocasiões afeta as mulheres de meia idade).
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.