A iridologia é um método de diagnóstico que estuda a saúde das pessoas através da íris do olho. É uma prática muito estendida na medicina alternativa, e considera que os olhos são o órgão mais expressivo do nosso corpo, já que refletem o nosso estado de espírito. Se um dos nossos órgãos sofre uma alteração, a íris dos olhos a manifesta de determinadas maneiras.
O ramo que estuda o que é a iridologia está baseado na análise da cor e das estruturas da íris, e não tem relação nenhuma nem com a oftalmologia nem com a optometria. O médico é guiado pelas marcas ou sinais na íris do olho para ver as condições que refletem órgãos corporais.
Iridologia: O Estudo da Íris do Olho
A iridologia toma como referência as áreas existentes na íris para determinar etapas agudas, subagudas, crônicas e destrutivas de órgãos doentes. Na íris é possível observar, de acordo com este método, os depósitos de droga, as alterações resultantes de medicamentos, os pontos fracos inerentes e os hábitos de um paciente.
Todos os órgãos importantes têm sua correspondente representação em uma das áreas da íris, e pode dar-nos a reconhecer diferentes sinais: a densidade da íris, manchas tóxicas, manchas residuais, coloração anormal e sinais orgânicos. Os iridologistas fazem uso de alguns gráficos da íris para conhecer que sistemas e partes do corpo estão saudáveis e quais se encontram hiperativas, inflamadas ou doloridas.
A íris tem várias camadas que podem representar uma variedade de tons desde o branco até o preto. Em termos gerais, o branco reflete o estado agudo de uma doença, enquanto que a cor preta representa o estado crônico.
Portanto, a iridologia pode ser muito útil, já que é uma ferramenta de diagnóstico das possíveis patologias que qualquer indivíduo pode desenvolver ao longo da sua vida. Da mesma forma, é possível prever de que forma vai responder diante delas.