O marmelo, de origem asiática, é um arbusto da família das rosáceas que chega a medir até 4 metros de altura. Seu tronco é tortuoso e tem uma casca áspera que se desprende em placas.

Suas folhas são ovais pecioladas, verdes pelo feixe e lanosoblanquecinas no lado de baixo.

Quanto às flores, elas são de um rosa e amarelado.

Seu fruto, marmelo, mede geralmente 10 - 12 cm são de cor amarelada ou esverdeada e coberto com uma espécie de penugem que geralmente desaparece na fase adulta. Pode ser consumido cru, assado ou cozido em compota, geleia, pasta de marmelo, etc.

O marmeleiro tem sido historicamente um símbolo da fertilidade e do amor. Isto se deve, talvez, ao fato de que, na Grécia, as "maçãs douradas" estavam consagradas à deusa do amor, Afrodite.

Marmelo: Remédios Caseiros com Marmelo

Propriedades Nutritivas e Curativas do Marmelo

O marmelo contém ácido málico, tanino, pectina e suas sementes são mucilaginosas.

Esta fruta é ideal quando se deseja emagrecer, porque ele fresco não tem gordura e contém apenas 29 calorias por cada 100 gramas. No entanto, ao fazer o doce de marmelo, suas calorias podem aumentar significativamente até um total de mais de 400 por cada 100 gramas.

Por suas propriedades adstringentes, se recomenda o consumo cru em caso de diarreia. Também é eficaz para combater estados de exaustão física e mental, assim como anemia, e abre o apetite para as pessoas que são pobres "comedoras" e as crianças.

Além disso, o marmelo estimula o fígado, corta os vômitos e é um fruto que ajuda a desinchar, porque contém ácido málico, uma substância que dá o sabor levemente amargo ao marmelo e lhe dá uma propriedade desinfetante, favorecedora da eliminação de ácido úrico por isso combate a gota.

Porque o marmelo fornece potássio, é muito adequado para pessoas que sofrem de hipertensão arterial, doenças nos vasos sanguíneos ou padeçam do coração.

Remédios Caseiros com Marmelo

  • Ferva 1 colher de chá de sementes de marmelo, durante 10 minutos em 1/4 de litro de água. Retire do fogo e deixe esfriar. Coloque esta infusão, usando uma bola de algodão, ao redor dos mamilos feridos.
  • Coloque 1 marmelo fresco e picado no liquidificador junto com um pouco de água. Misture brevemente. Tome este suco, três vezes por dia, para parar a diarreia.
  • Aplique a polpa do marmelo assada e fria sobre a área afetada, vai acalmar as dores e reduzir o tumor.
  • Macere um punhado de sementes de marmelo em água quente, durante dois dias até que se torne como um xarope. Depois coe e adicione 20% de água de rosas. Aplique nos cabelos.
  • Coma um marmelo assado diariamente, assim, facilitará a expectoração.

Receita saudável com marmelo

Marmelo em calda (378 kcal)

Ingredientes

  • 2 marmelos
  • 1 ramo de canela
  • 5 gramas de anis
  • 150 gramas de açúcar
  • 2 copos de água
  • 1 copo de vinho tinto
  • 1 colher de sopa de licor de anis
  • 1 limão

Descasque os marmelos, retire a parte central e os cantos de cada um. Pique em fatias grandes e guarde regados com um pouco de suco de limão.
Prepare a calda. Para isso cozinhe por cinco minutos, a água junto com o vinho, o anis, o licor, a canela e o açúcar. Adicione os marmelos, retomando o cozimento até ficar macio, sem permitir que desmanchem.

Adicione um pouco mais de água se a calda engrossar muito até que obtenha a consistência desejada. Deixe esfriar e sirva como sobremesa.

Recomendações

Adquirir marmelos que não tenham sido batidos e que estejam maduros e bem amarelos.

Conserve por vários dias na geladeira.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.