Uma das picadas que mais são tratadas durante o verão é a de água-viva. Em terra firme, geralmente, temos que colocar remédios em picadas de insetos e mosquitos, mas a verdade é que também temos de ter cuidado quando nos banhamos na praia, já que podemos acabar sendo vítimas de um desses animais marinhos. Em Saúde Dicas te damos agora alguns remédios caseiros para as picadas de água-viva.
O que é água-viva e como são suas picadas:
As águas-vivas são animais marinhos macios e gelatinosos que podem causar uma picada quando entram em contato direto.
Podemos dizer que, de fato, a água-viva não pica realmente, ou que não o fazem como o faria um mosquito, por exemplo. No seu caso, produzem irritações e reações alérgicas ao entrar em contato o nosso corpo com células ou dardos urticantes chamados nematocistos que se desprendem quando nos aproximamos delas; de qualquer maneira, podemos dizer que, para fins práticos, trata-se de uma "picada de água-viva".
As águas-vivas utilizam os dardos para capturar suas presas, já que não têm braços ou dentes, nem movimentos rápidos e são animais multicelulares dos mais primitivos na escala zoológica.
As picadas de água-viva têm diferentes níveis de gravidade, assim seus sintomas variam, dependendo do tipo de água-viva e do local da picada.
A dor pode ser leve ou grave e algumas picadas podem ser mortais, os sintomas mais comuns de uma picada de água-viva são: vermelhidão, dor e coceira.
Quando a picada é mais grave, pode haver sintomas como: fraqueza, dores de cabeça, náuseas, espasmos musculares, pulso hiperativo, dor no peito e muito mais.
Remédios caseiros para picadas de água-viva:
A primeira coisa que precisamos fazer para tratar uma picada de água-viva é não coçar e muito menos esfregar nada. Temos que procurar o quanto antes um médico, mas se você está na praia e quer tratar primeiro com um remédio caseiro o melhor é aplicar vinagre.
Vinagre de Maçã. Aplicar um pouco de vinagre vai parar a queimadura por nematocistos das picadas, você deve aplicar uma redução a 50% de vinagre misturado com água.
O melhor é utilizar água morna e isso é tudo que você pode fazer, além de esperar que a dor passe, algumas pessoas substituem o vinagre por amônia.
Coca-cola. Diz-se que qualquer refresco de cola serve para aliviar a coceira que produz a ferida provocada pela água-viva. Devemos aplicá-la aos poucos e sem experimentar nenhuma ardência. Se você observar que coça ainda o melhor é não continuar com este tratamento.
O melhor é aplicar a bebida sobre uma compressa ou em uma gaze e colocar sobre a ferida causada pela água-viva. Você vai observar como pouco a pouco vai aliviando a dor.
Gelo. Pegue alguns cubos de gelo e envolva no pé ou na perna com a picada. Deste modo, podemos aliviar a coceira e, especialmente, evitar o inchaço excessivo. O frio do gelo atuará como calmante e também começará a reduzir a ferida.
Como curar picadas de água-viva com tratamentos naturais:
- Lave imediatamente com vinagre de maçã, não deve ser lavado com água.
- Para o alívio da dor das picadas de água-viva e ajudar a fazer com que as picadas desapareçam, espalhe um pouco de óleo de rícino sobre as picadas a cada dia.
- Cubra a picada de água-viva com areia.
- Aplique Aloe Vera sobre a picada de água-viva.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.