O verão está acompanhado, às vezes, de irritantes inimigos para a nossa saúde, que muitas vezes estão escondidos na comida sendo um deles Salmonela, uma bactéria que é transmitida dos animais para o homem.
A maioria dos casos é de origem doméstica. As altas temperaturas e a falta de higiene na cozinha, assim como a inadequada manipulação dos alimentos, aumentam o seu aparecimento.
Os ovos e seus derivados mal cozidos ou crus (maionese, clara batida, sopas ou leite com gema, cremes, etc.), os produtos não pasteurizados do leite e os queijos, as aves de curral, frutos do mar e peixes, água contaminada e os alimentos cozinhados mantidos à temperatura ambiente durante um longo período de tempo são mais frequentemente associados às salmonelas. Por isso, devemos ter especial cuidado com a manipulação e o consumo de todos eles.
No caso dos ovos e dos alimentos elaborados com eles (os que maior risco tem em relação às salmonelas), as bactérias podem atingir a superfície da casca a partir das fezes de animais, por isso que a Salmonela pode passar ao produto através da casca do ovo e espalhar a contaminação para qualquer comida que se prepare com ele. Assim, imediatamente antes de utilizá-los, você deve lavá-los cuidadosamente se tiverem detritos.
A bactéria Salmonela se multiplica em temperaturas quentes (as corporais), enquanto que o frio (< 8°C) atrasa o seu crescimento, o congelamento a detém e o calor a partir de 70ºC a destrói. A maioria das pessoas afetadas com salmonela experimenta diarreia, dor abdominal e febre dentro de oito a 72 horas após a ingestão de alimentos contaminados. Podem aparecer calafrios, dor de cabeça, náuseas, vômitos e mal-estar em geral. Estes sintomas geralmente desaparecem dentro de quatro a sete dias.
Remédios caseiros para a salmonela:
- Coloque 60 gramas de haste dourada em um litro de água e deixe ferver por 15 minutos. Deixe esfriar, coe e beba ao longo do dia. Este remédio tem como objetivo parar a diarreia que causa a salmonela.
- Despeje 2 colheres de sopa de coentro em uma xícara de água está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba três xícaras por dia.
- Consumo em abundância o suco de mirtilos ou cranberry, o qual tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias do intestino.
- Ferva 25 gramas de banana e de 25 gramas de manjericão em um litro de água durante 10 minutos. Coe e deixe esfriar. Beba durante o dia.
- Ferva 30 gramas de raiz de bistorta em um litro de água por 10 minutos. Deixe repousar, coe e beba durante todo o dia.
Recomendações: Não consumir alimentos que não tenham sido tratados ou manuseados de forma higiênica: não se deve consumir leite sem tratamento térmico (leite cru). As carnes, peixes e produtos de panificação devem ser refrigerados ou congelados.
Tenha muito cuidado com as maioneses, molhos, cremes... Se você preparar em casa, deve consumi-los imediatamente, não aproveitar as sobras e manter o armazenamento refrigerado. Uma boa ideia é aumentar a quantidade de limão ou vinagre na sua preparação. Nos restaurantes requer o uso de produtos de ovos pasteurizados em vez de ovos frescos em sua preparação.
Cozinhe corretamente os alimentos. Para que os micro-organismos contaminantes sejam destruídos pelo calor, deve atingir um mínimo de 70 graus Celsius no centro do alimento. Não deixe os alimentos cozidos em temperatura ambiente. Para evitar a proliferação dos germes consuma os alimentos imediatamente após o cozimento.
Refrigere imediatamente os alimentos que não podem ser submetidos ao calor (saladas, gaspacho...) depois de cozidos e não consumidos. Evite o contato entre os alimentos crus e cozidos, já que estes podem ser contaminados pelo contato com alimentos crus ou com utensílios de cozinha que tenham estado em contato com um alimento cru com Salmonela.
Mantenha a limpeza adequada de todas as superfícies da cozinha. A toalha ou pano de cozinha pode ser um excelente veículo de contaminação, por isso, é preferível utilizar toalhas de papel. Lave as mãos sempre que você vai manipular alimentos, especialmente depois de usar o serviço.
Não consuma alimentos perecíveis que estejam expostos à temperatura ambiente. Em bares e restaurantes, todos os alimentos devem ser protegidos por caixas de vidro e conservados adequadamente.
Mantenha os alimentos fora do alcance de animais de estimação, insetos... Já que podem carregar germes que causam doenças transmitidas por alimentos.
Use exclusivamente água potável tanto para beber como para cozinhar.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.