Segundo pesquisas, quase todo mundo já contraiu herpes labial ao atingir a idade adulta.
O bom é que existem vários remédios caseiros para aliviar as lesões na boca causadas pelo herpes labial. O melhor remédio para herpes labial é parar os surtos antes que eles ocorram.
Remédios Caseiros Para os Surtos de Herpes Labial
Se já saíram as bolhas, existem certas maneiras de aliviar as lesões. É importante lavar a bolha suavemente com água e sabão anti-séptico. Isso ajuda a evitar a propagação do vírus a outras áreas do corpo.
Chá Preto
Uma bolsa de chá preto utilizada como uma compressa sobre a lesão pode reduzir a dor e ajudar a curar a bolha.
Alho
Um dos remédios mais populares para a herpes labial é o alho, já que é um antiviral natural. Você pode cortar um dente de alho pela metade e colocá-lo sobre a bolha.
Compressas
Aplicar compressas geladas e mornas sobre as feridas para ajudar a aliviar a dor.
Como Prevenir os Surtos de Herpes Labial
Protetor Solar
A luz do sol pode causar um surto de herpes labial em muitas pessoas. Embora não existam evidências científicas, o uso do protetor solar ao sair, é uma maneira de prevenir os surtos.
Pomada Labial
O vento e o tempo seco também podem causar um surto. Se você vai ser exposto ao vento ou se você vive em um local árido, use protetor labial para manter os seus lábios úmidos e evitar que saiam as bolhas.
Alimentação
A lisina é um aminoácido que combate o vírus do herpes. Os alimentos que são ricos em lisina incluem leite, peixe, carne e legumes. Por outro lado, a arginina é um aminoácido amigável para o vírus.
Alguns alimentos que são ricos em arginina são chocolate, nozes, amendoins e amêndoas. Para evitar os surtos de herpes labial, aumente o consumo de lisina e reduza os alimentos que contêm arginina. Evite também bebidas quentes, alimentos picantes, salgados e frutas cítricas.
Evitar Outra Infecção
Retire a escova de dente ou os produtos para os lábios que foram utilizados enquanto estava presente a ferida. Provavelmente esses objetos foram contaminados com o vírus do herpes e o seu uso depois que a herpes labial desapareceu pode infectar a pele, causando um novo surto de bolhas.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.