O herpes zoster provém do vírus da varicela, o qual não desaparece completamente do organismo.
Este pode permanecer oculto durante anos até que uma situação de estresse ou sistema imunológico enfraquecido (transplante de órgãos, doenças como câncer ou AIDS) provoque um surto de herpes.
Em outras palavras, esta doença afeta apenas as pessoas que tiveram varicela. O herpes zoster geralmente começa com dor ou uma sensação de formigamento que, então, progride para uma erupção cutânea que termina em uma bolha.
Estas podem durar de cinco dias a quatro semanas e, em seguida, sai uma crosta e desaparece.
Uma das características do herpes zoster é que apenas aparece em um dos lados do corpo em forma de bandas, sendo as áreas mais afetadas o tórax, nádegas e rosto.
Uma vez que as bolhas secam, pode aparecer, em alguns casos, a chamada neuralgia pós-herpética, que é uma dor aguda e pulsante que pode persistir por anos após um ataque de herpes.
Leia também: "Herpes Zoster: O que é, Sintomas e Tratamento".
Remédios Caseiros para Herpes Zoster
- Aplique um curativo úmido em erupções graves. Para isso, você deve molhar uma toalha comum ou de banho com água fria, torcer e aplicar na área afetada.
- Coloque um punhado de amido de milho ou farinha de aveia coloidal na água do banho na banheira. Permaneça na água durante 20 minutos antes de dormir, o que ajudará com a coceira.
- Aplique água oxigenada sem diluir sobre as bolhas se estas se encontram infectadas.
- Espalhe mel puro ou suco fresco de alho-poró sobre a erupção várias vezes por dia para aliviar a coceira.
- Ferva 50 gramas de verbena em uma xícara de água durante 5 minutos. Em seguida, espalhe sobre um pano de fio puro e coloque sobre a pele afetada. Repita a ação, uma vez que o pano estiver seco.
- Derrame algumas gotas de óleo da árvore do chá em uma bola de algodão e passe suavemente sobre a área afetada.
- Despeje 2 colheres de sopa de banana em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Em seguida, embeba um pano de algodão limpo com esta infusão e use, como uma compressa, sobre a área afetada.
- Ferva, durante 5 minutos, um punhado de folhas de bardana em meio litro de água. Retire do fogo e deixe esfriar. Embeba um pano de algodão com esta preparação e aplique sobre a área afetada. Deixe por 30 minutos.
- Ferva, durante 15 minutos, um punhado de dente de leão em um litro de água. Retire do fogo e deixe esfriar. Tome 3 xícaras diariamente.
- Ferva, durante 10 minutos, 2 punhados de folhas de alazão em um litro de água. Após este tempo, retire do fogo e deixe esfriar. Embeba um pano com esta infusão e coloque sobre a área afetada.
- Misture ½ cenoura picada e cozida com um pouco de água até formar uma pasta que será aplicada, como cataplasma, sobre a área afetada.
- Despeje 1 colher de sopa de alecrim em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Lave a área afetada várias vezes ao dia até que despareça a o herpes. Este remédio não apenas ajuda a curar o zoster, mas também alivia a dor que produz.
- Despeje 1 colher de sopa de folhas de melissa ou erva-cidreira em uma xícara de água e deixe ferver por 5 minutos. Cubra e deixe esfriar. Lave a área afetada com esta infusão 3 vezes por dia. Este remédio tem efeitos antivirais que ajuda a aliviar o herpes.
Recomendações:
• Consumir alimentos ricos em vitamina C e do complexo B, já que ambos resultam estimulantes tanto para o sistema imunológico como para os nervos. Evite qualquer coisa que aqueça mais a pele empolada, já que poderia aumentar a dor.
• Não fure as bolhas, já que poderia deixar marcas na pele e mais desconforto. Evite as pessoas com algum tipo de problema imunológico, os pacientes com transplantes e crianças muito pequenas, já que poderiam ser contagiadas com catapora através do herpes zoster.
• Use roupas soltas de algodão, já que outro material, especialmente têxteis sintéticos, causará uma sensação de calor e coceira na área.
• Aprenda a relaxar mediante auto-hipnose, técnicas de visualização de imagens, ou meditação para gerir mais eficazmente a dor. Evite as mudanças de temperatura ou as correntes de ar, já que enviam sinais para as terminações nervosas que ativam a dor.
• Exponha a área afetada à luz solar durante curtos intervalos de tempo para acelerar o processo de cicatrização. Realize revisões periódicas com angiologista, já que de acordo com estudos realizados as pessoas com herpes zoster têm maior risco (31% mais de probabilidade) de sofrer acidente vascular cerebral ou infarto. Para combater esse maior perigo, é necessário realizar exames médicos (sistema circulatório), caminhar, pelo menos, duas horas por semana e apostar em uma dieta rica em vitaminas do complexo B (cereais, legumes e frutos secos).
Consulte um médico se:
- Sentir uma dor insuportável, já que pode ser feito um dano irreversível aos nervos.
- Quando as bolhas do herpes saem próximas dos olhos ou aparecem nas laterais do nariz, já que poderiam causar problemas de visão ou atacar os nervos próximos aos olhos.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.