Geralmente, uma sensação de formigamento sobre os lábios é o sinal revelador desta doença.
Em um par de dias, aparece uma bolha dolorida cheia de líquido. Esta incha, explode e exsuda o líquido que forma uma crosta amarelada. Com o tempo, se desprende e revela a pele nova.
A úlcera dura normalmente de 7 a 10 dias, mas quando está em plena vista, é possível que você se sinta tentado a ocultar ou cobrir a boca com as mãos até que o desagradável herpes desapareça.
O que provoca o herpes labial, vulgarmente conhecido como o fogo, boqueira ou pupa, é o vírus do herpes simplex tipo 1. Aproximadamente 90% da população está infectada com este vírus, e se você chega a apresentar o herpes uma vez, pode ter certeza que sofrerá novamente.
No entanto, se você mudar sua alimentação e tomar algumas outras medidas naturais contra este herpes, pode ser capaz de reduzir o tempo que permanece em sua boca e lábios.
Para evitar o herpes labial, recomenda-se ingerir mais alimentos com um alto teor do aminoácido lisina, como iogurte, galinha, peixe e verduras.
Além disso, afirma-se que você deve reduzir o seu consumo de alimentos com alto teor de arginina, que é outro aminoácido. Os alimentos ricos em arginina que se deve evitar incluem chocolate, nozes, sementes e gelatina.
Leia também: "Remédios Caseiros Para Herpes Labial".
Suplementos para Combater o Herpes Labial:
Quanto aos suplementos que podem ser tomados para esta condição, a lisina é o melhor. Além disso, certas vitaminas e minerais estimulam o sistema imunológico de forma que seu corpo possa combater melhor o vírus. Também podem fazer com que o herpes labial seja curado, inibir o crescimento e a propagação do vírus e reduzir a dor e o inchaço.
Como se isso não bastasse, também existem suplementos de ervas com compostos antivirais que podem destruir o vírus. Bem, não se preocupe pelo fogo em sua boca; aqui estão algumas excelentes sugestões para extingui-lo.
Suplemento de Lisina é de grande Ajuda Contra o Herpes Labial:
A lisina é um aminoácido que inibe a reprodução do herpes simplex. A pesquisa realizada sugere que uma alimentação rica em lisina e pobre em arginina pode ajudar a prevenir a multiplicação do vírus. Embora isso dependa da arginina para prosperar, o vírus não pode distinguir entre a lisina e a arginina, por isso é fácil enganá-lo para que se uma a uma lisina. Mas ao contrário da arginina, a lisina bloqueia os passos que o vírus deve tomar para se duplicar.
Para manter altos níveis de lisina, tome de 500 a 1.500 miligramas por dia, quando se apresentam os primeiros sintomas. Continue tomando a dose até que os sintomas desapareçam. Se ocorrer um surto repentino, tome 3.000 miligramas de lisina diariamente até que as lesões desapareçam.
Suplementos à Base de Plantas para o Herpes Labial:
As ervas medicinais, como a equinácea e a erva de São João também podem acelerar a cicatrização, reduzir a gravidade e encurtar a duração do herpes labial.
A equinácea fortalece o sistema imunológico. Também aumenta os níveis de uma substância química chamada properdina, que ativa a parte do sistema imunológico responsável por desencadear os mecanismos de defesa contra vírus e bactérias.
Recomendamos tomar uma cápsula de 300 miligramas de suplemento de equinácea quatro vezes por dia durante um surto de herpes labial. Como medida preventiva, tome uma cápsula de 300 miligramas durante os períodos de estresse ou assim que sentir que o herpes labial vai atacar.
A erva de São João tem fortes propriedades antivirais que podem ajudar a evitar que o vírus do herpes se duplique. Na verdade, a atividade antiviral da erva é tão importante que as concentrações elevadas da mesma têm reduzido à presença de HIV (o vírus que provoca SIDA) em um ambiente de laboratório. Os compostos ativos que possuem estas propriedades antivirais são a hipericínea e a pseudo-hipericínea.
Durante um surto de herpes labial, recomendamos tomar uma cápsula de 300 miligramas de suplemento de erva de São João por dia. Adquira o extrato padronizado que contém hipericínea em uma concentração de 0,3%.