O aspartame está na boca de todos, e a polêmica está servida nos diferentes meios de comunicação. Existem diferentes lados em relação a esta substância que pode ser encontrada em milhares de alimentos, muitos dos quais certamente você consome. Vamos ver o que dizem a respeito deste substituto do açúcar.
O Aspartame Faz Mal Para a Saúde?
O aspartame, também conhecido na Europa como E-951, é um substituto do açúcar que utilizam muitas marcas conhecidas, como Coca-Cola, Canderel ou Natreen. É derivado do aminoácidos fenilalanina e ácido aspártico.
O problema surge quando ouvimos falar das partes envolvidas, uma a favor, outra contra, de um produto como aspartame.
Leia também: "Aspartame Para Controlar O Seu Peso".
Os Defensores do Aspartame
O primeiro argumento que muitos nos dão é o zelo conspiratório dos que não estão de acordo com um aditivo como o aspartame.
Defendem o consumo do aspartame após o estudo realizado por diferentes autoridades, como a EFSA (Autoridade Europeia de Segurança Alimentar) e a FDA (Administração de Medicamentos e Alimentos), que afirmam que nunca se deve superar o máximo recomendado: 50 mg por quilo ao dia. Mesmo com o consumo de alimentos tão típicos como as frutas e verduras, que também o contêm, estamos em perigo.
Além disso, evitar tanto o consumo de açúcar nos serve para nos manter na linha e, no caso de um diabético, para evitar um aumento de açúcar, podendo consumir mais produtos.
Os Críticos do Aspartame
Os críticos olham com desconfiança a EFSA e a FDA, argumentando que esta última (a primeira que realizou os estudos) escondeu, por razões políticas, os efeitos verdadeiros do aspartame (câncer, epilepsia, doenças do cérebro e do sangue, inclusive diabetes e aumento de peso).
A última palavra quem tem é o consumidor. Por um lado, temos o efeito inofensivo do aspartame, que até poderia nos fazer perder peso; e por outro, o medo de que possa nos causar câncer ou doenças neurodegenerativas.
Se você quiser conhecer mais informações sobre este controverso ingrediente em nossa dieta, recomendamos a leitura do nosso artigo "Aspartame: Seria Seguro o Aspartame para a Saúde?".