As isoflavonas que impedem o ganho de peso na fase da menopausa.
A menopausa é um estágio da vida no qual a mulher acaba por ganhar peso mais facilmente. Se você está nessa fase e quer perder peso ou evitar o excesso e peso, é importante que você se alimente de pelos menos 5 alimentos ricos em isoflavonas e os inclua na sua dieta diária.
As isoflavonas são os flavonoides, compostos orgânicos pobres em calorias, mas que fornece inúmeros benefícios para prevenir ou evitar o excesso de peso em certas fases da vida da mulher, como a menopausa.
Se você está começando a entrar na fase da menopausa ou já está nela a algum tempo, você pode sentir que lentamente está engordando alguns quilinhos, mesmo sem comer mais que o normal.
Leia também: "Menopausa: Como se Alimentar de Forma Adequada na Menopausa".
Se você for cuidadosa e quiser evitar esse mal, você pode incluir pelo menos cinco alimentos que podem prevenir o ganho de peso, e podem até mesmo ajudar a perde-lo também.
5 alimentos para perder peso na menopausa:
Soja: Este legume sem dúvida, é a estrela dos alimentos que contém isoflavonas. Estas substâncias podem ajudar no declínio do estrogênio, um hormônio importante no corpo feminino e que causa a menopausa quando em falta. Os produtos derivados da soja também contém isoflavona e podem contribuir muito para sua dieta.
Lentilhas: Também contém isoflavona, embora em menor quantidade. Cerca de 73 gramas para cada 100 gramas de lentilha.
Ervilhas: Esta planta também fornece isoflavona. Cerca de 2,42 gramas para cada 100 gramas de ervilha.
Nopal: é um tipo de cacto que pode ser consumido em diferentes preparações, mesmo em saladas.
Brotos de alfafa: Eles fornecem fitoestrogênio que podem ajudar a amenizar os sintomas e consequências da menopausa.
Além desses alimentos, você pode comer grão de bico que também fornece isoflavonas que podem ajudar a evitar o excesso de peso causado pela menopausa.
A queda nos níveis de estrogênio durante a menopausa pode além de aumentar o peso, causar um acúmulo de gordura na região abdominal. Além disso é importante ressaltar que com o envelhecimento natural das células seu metabolismo vai ficando mais lento, favorecendo o ganho de peso. Segundo alguns estudos científicos, a mulher na menopausa pode ganhar cerca de meio quilo por ano.
Isto não só afeta negativamente a imagem do corpo como também pode trazer riscos para a saúde, fazendo com que a pessoa possa facilmente adquirir doenças conhecidas como síndromes metabólicas, como a hipertensão e o diabetes.
A prevenção é muito importante para os quilos extras não te darem um susto. Portanto, inclua esses cinco alimentos em sua dieta regular, e não se esqueça da atividade física diária.