A má alimentação e os hábitos alimentares inadequados, fizeram da obesidade uma doença e uma epidemia global, que afeta adultos e crianças. Infelizmente, esta doença pode ter complicações, especialmente se ela for mantida ao longo do tempo. Portanto, para manter você informado e saber como pode evitá-la, nada melhor do que conhecer quais são as consequências do excesso de peso.
Enquanto a obesidade é uma doença que afeta milhões de pessoas, ela pode causar outras doenças, que trazem consequências diretas para a saúde.
Se você é obeso é importante saber quais são as possíveis complicações, para prevenir, evitar ou remediar.
Quais Complicações Causa a Obesidade?
Complicações Metabólicas
- >Diabetes tipo 2 ou insulina não dependente.
- Gota.
- Hiperuricemia.
- Hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia.
- Fígado gordo.
Complicações Respiratórias
Complicações Musculoesqueléticas
- Osteoartrite do quadril e/ou joelho.
Complicações Cardiovasculares
- Hipertensão.
- Isquemia.
- Insuficiência cardíaca.
- Insuficiência venosa.
A obesidade é considerada hoje uma epidemia, porque o número de pessoas com excesso de peso tem aumentado ao longo dos anos. Apesar desses dados, a boa notícia é que a obesidade pode ser evitada, e assim evitar as possíveis complicações que causam obesidade.
A melhor maneira de prevenir a obesidade, é ter uma dieta saudável e equilibrada, pobre em gordura e rica em fibras, atividade física diária, e controlar regularmente com o seu médico. A obesidade é mais do que um problema estético, é uma doença que afeta a qualidade de vida dos que sofrem, por isso é importante não subestimá-la e preveni-la.