Como o pé, a mão sofre lesões e doenças crônicas que afetam a capacidade de movimento e habilidade, e quando se apresentam podem limitar enormemente a capacidade para realizar as funções da vida diária.

O tratamento é focado no alívio da dor e no comprometimento funcional. Entre as mais comuns se encontram tendinite, tendinite de Dquervain, artrite, síndrome do túnel carpiano e contratura de Dupuytren.

Tendinite: Dedo em Gatilho

O uso repetitivo ou as lesões da mão podem causar inflamação dos tendões da mão, e podem afetar de duas formas: dedo em gatilho e doença Dquervain. O dedo em gatilho ocorre quando o tendão do dedo afetado fica preso ou esticado, fazendo parecer que se dobra involuntariamente; você pode perceber um ruído de estalo ou clique quando tenta mover o dedo, e ser incapaz de endireitá-lo.

Doenças das Mãos

Tendinite de Dquervain

Esta tendinite implica a inflamação dos tendões dos músculos extensores e abdutores do polegar, que funcionam juntos em um canal comum; esta inflamação provoca um estreitamento do mesmo, que se encontra na base do pulso.

Artrite

As articulações dos dedos, mãos e pulsos contêm cartilagem, que servem como um amortecedor durante um trauma; esta cartilagem pode se romper ao longo do tempo pelo uso constante e excessivo. Produz uma dor surda e ardente que se alivia com o descanso; assim como inchaço, calor e um chiado nas articulações.

Síndrome do Túnel Carpiano

É uma lesão que envolve o nervo que passa pelo pulso, e pode ser dolorosa e crônica, e afeta a capacidade da mão. Os sintomas incluem dor, dormência e formigamento na mão e dedos que provoca fraqueza nas extremidades e dores fortes que se estendem até o braço.

Contratura de Dupuytren

A palma da mão contém tecido conjuntivo, vital para os movimentos das mãos, às vezes se contrai e forma uma contratura chamada de Dupuytren, onde são afetados os dedos anelar, médio e mindinho.

Aparece espessamento da pele, principalmente nas palmas das mãos, e formação gradual de uma massa palpável na palma da sua mão, podendo desenvolver laços de tecido que se estendem até os dedos, os quais, com o tempo, podem se contrair até a palma.