Na maioria dos centros de estética podemos desfrutar dos famosos banhos de parafina, um tratamento com cera quente, que não apenas melhora a aparência da nossa pele, mas também ajuda a aliviar dores musculares e relaxar. Este tratamento é muito útil em áreas expostas continuamente a fatores externos, como as mãos.
Em que consistem os banhos de parafina:
Trata-se de um tratamento térmico realizado com parafina, uma substância derivada do petróleo composta por diferentes hidrocarbonetos. A mesma nos ajuda a hidratar profundamente a pele, criando uma camada que impede que a umidade evapore, por sua vez, aumentando o fluxo sanguíneo. Consiste em um banho de cera de parafina que aquece as nossas articulações, aliviando o desconforto causado por determinadas doenças, lesões, idade ou excesso de trabalho.
Para aplicar o banho de parafina, a primeira coisa a fazer é aquecer a parafina a uma temperatura de 50º a 54ºC, em seguida, colocar as mãos em seu interior durante alguns segundos, entre seis e doze vezes seguidas. Depois as retiramos e mantemos as mãos embrulhadas em uma toalha, plástico filme ou luvas, até resfriar e formar uma camada sólida. Em seguida, limpamos as mãos e as esfregamos com álcool, após o qual devemos hidratá-las bem com um creme especial para esta área.
Entre os seus muitos benefícios, os banhos de parafina relaxam os músculos, aliviam a dor, ajudam a curar lesões, melhoram a circulação e reduzem a inflamação. Por isso, são altamente recomendados em casos de artrite, bursite ou tenossinovite, pois este tratamento pode melhorar a mobilidade das articulações.
Também são realizados estes banhos para fins cosméticos, uma vez que suavizam e hidratam a pele, além de fornecer luminosidade. São muito úteis no tratamento de eczema, irritações cutâneas e psoríase; no entanto, não são recomendados para pessoas com diabetes, hipertensão, úlceras, gota e inflamação aguda dos tendões e articulações.
Podemos comprar parafina para uso doméstico, acompanhado-a com óleos essenciais para suavizar ainda mais a pele, tais como lavanda, gaultéria ou pêssego. Embora os tratamentos em centros de estética especializados resultem mais eficazes.
Para conhecer outras maneiras de hidratar a pele, não deixe de ler também "Máscaras Naturais e Caseiras Para Hidratar a Pele".