Nem sempre que a pessoa tem dor no joelho trata-se prontamente de um problema no menisco, mas várias vezes o que provoca a dor é uma tendinite e esta leva um tratamento diferente.
O Que é Tendinite?
A tendinite é a inflamação de um tendão, o tendão é o responsável por unir o músculo ao osso.
Causa e os Tendões Mais Afetados
A causa mais comum que provoca a tendinite é um esforço repetido ou também é produzida por algum tipo de movimento brusco ou como resultado de uma queda, em mínimas ocasiões não se consegue saber com exatidão o que foi que a causou.
Os tendões que geralmente são mais afetados são:
- Tendão do quadríceps.
- Tendão patelar.
- Tendões poplíteos.
O primeiro sintoma que sofre a pessoa é dor na área afetada, e que aumenta quando se pratica algum tipo de atividade física e se acalma quando se está em repouso ou realizando um esforço mínimo.
Quando o tendão patelar, que é aquele que une a patela com a tíbia, sofre uma inflamação crônica, se chama joelho de saltador, foi dado este nome, pois é muito comum que sofram os atletas que realizam saltos ou corridas.
A para de ganso é a interseção dos tendões sartório, reto interno e semitendinoso, quando esta área se encontra inflamada é chamada tendinite de pata de ganso, a dor se localiza na parte superior da perna e se consulta com grande frequência em traumatologia.
Tratamento e Prevenção da Tendinite
Para tratar estes tipos de tendinite é necessário que o profissional de saúde realize um diagnóstico preciso, o que se recomenda basicamente é repouso, medicamentos para prevenir ou reduzir a inflamação e frio na área afetada. Na grande maioria dos casos, a doença não se complica e em pouco tempo se cura.
Para evitar contrair a tendinite do joelho o melhor é antes de realizar atividade física é fazer aquecimento, se as dores começam quando se está praticando a atividade será necessário suspendê-la, tomar algum tipo analgésico e se a dor continua será preciso consultar o médico.