Os camarões são uma excelente fonte de proteína de alta qualidade e várias vitaminas e minerais importantes; são baixos em calorias e não contém carboidratos. É preciso dizer que, embora o teor de colesterol dos camarões seja significativo, também contêm ácidos graxos como ômega-3, saudáveis para o coração.
Que propriedades têm os camarões?
Entre os nutrientes e propriedades que contém os camarões, destacamos as seguintes:
Vitaminas. Os camarões proporcionam quantidades significativas de vitaminas do complexo B, como B3, B6, B12, que ajudam o corpo na produção de energia, fabricação das células vermelhas do sangue e manutenção da função correta do sistema nervoso.
Minerais. É rico em ferro, um mineral que o organismo necessita para produzir células vermelhas do sangue e proteínas musculares que transportam oxigênio; outros minerais importantes contidos nos camarões incluem zinco e selênio, que promovem o funcionamento saudável do sistema imunológico e cobre, magnésio e fósforo, que ajudam a manter os ossos fortes e colaboram em numerosos processos metabólicos.
Proteínas. Os camarões são uma boa fonte de proteína completa, fornecendo todos os componentes básicos necessários para a produção de novas proteínas. Cerca de 100 gramas de camarões cozidos ou no vapor contém cerca de 100 calorias e mais de 22 gramas de proteína, aproximadamente a mesma quantidade encontrada em uma porção de carne ou frango; devemos dizer que as proteínas da dieta apoiam a função em curso de todos os órgãos e tecidos do corpo.
Gorduras. Os camarões são uma boa fonte de gorduras insaturadas, as quais podem ajudar a melhorar os seus níveis de colesterol no sangue, ao contrário do que acontece com as gorduras saturadas ou trans.
Ácidos Graxos Ômega-3. Também contêm ácidos graxos ômega-3 que podem reduzir a inflamação e o risco de sofrer doenças cardíacas, câncer e artrite, assim como ajudar com a função cerebral. Cerca de 100 gramas de camarões cozidos no vapor ou cozidos fornecem aproximadamente 0,6 gramas de ácidos graxos ômega-3.
Colesterol. O colesterol e as gorduras saturadas são gorduras "ruins", já que se associam com a doença cardíaca aterosclerótica, onde os depósitos de gordura obstruem as artérias que fornecem sangue ao coração.
Os camarões contêm colesterol; cerca de 100 gramas de camarões cozidos ou no vapor fornecem cerca de 165 mg de colesterol, quantidade que não deve ser ultrapassada, se você possui uma doença cardíaca ou um nível de colesterol elevado.
Embora não existam problemas de saúde, cerca de 100 gramas de camarões contêm mais de 50% do limite diário recomendado de 300 mg de colesterol, isso não significa que devemos evitar este alimento, mas você deve limitar a quantidade de colesterol que consome, proveniente de outros alimentos nesse mesmo dia.
Se você estiver interessado em conhecer as propriedades dos mariscos, sugerimos que você leia nosso artigo "Mariscos: tipos e benefícios".
O que você acha das propriedades nutricionais dos camarões? Você costuma consumir com frequência?