Os níveis elevados de colesterol LDL são um problema de saúde que afeta muitas pessoas em todo o mundo.
Uma grande quantidade de informação indica que os níveis elevados de colesterol LDL estão associados fortemente com o risco de doença coronária.
Quando os níveis de colesterol LDL estão altos, o colesterol é depositado nas paredes das artérias e forma uma substância dura chamada placa.
Ao longo do tempo, a placa faz com que as artérias se estreitem, reduzindo o fluxo sanguíneo e causando uma condição chamada de aterosclerose, que pode conduzir ao aparecimento de graves problemas cardiovasculares.
Neste artigo, vamos mostrar alguns dos suplementos mais benéficos para manter os níveis de colesterol LDL saudáveis:
- Niacina: a niacina é uma vitamina do complexo B que possui um grande potencial para reduzir os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) e triglicérides e aumentar o HDL (colesterol bom).
- Vitaminas C e E: impedem a oxidação do colesterol e sua adesão às artérias formando placas.
- Extrato de Gugulipid: o Gugulipid é um extrato procedente da resina de uma árvore nativa da Índia e que contém algumas substâncias chamadas guggulsterones. Os Guggulsterones têm a capacidade de reduzir o nível de colesterol e de triglicérides no sangue.
- Isoflavonas de Soja: as isoflavonas de soja têm grandes capacidades para reduzir o colesterol ruim (LDL) e também ajuda a proteger o sistema cardiovascular devido ao seu teor de ômega-3 e ômega-6.
- Farelo de Aveia: a aveia tem fibra solúvel que pode absorver água e outras substâncias, tais como o colesterol que flui no sangue. Também tem a capacidade de estimular o peristaltismo, para ajudar a eliminar o colesterol LDL. Além disso, o farelo de aveia não permite a acumulação em excesso de colesterol nas artérias, evitando a obstrução das artérias e as doenças cardiovasculares.
- Extrato de Alho: o extrato de alho é muito benéfico para manter a boa saúde cardiovascular. Contém uma substância chamada alicina, que impede a aterosclerose pelo aumento dos níveis de colesterol bom (HDL) e reduz os triglicérides e o colesterol ruim.
- Extrato de Uva: o extrato de uva contém proantocianidinas oligoméricas, substâncias com propriedades antioxidantes que têm a capacidade de reduzir os depósitos de colesterol nos vasos sanguíneos.
- Taurina: a taurina é um aminoácido que, entre outras funções, é exigida pelo organismo para produzir bile. Partindo da base de que parte do colesterol é utilizado para produzir mais bile, um suplemento de taurina pode reduzir a quantidade de colesterol no sangue.
- Ácido Graxo Ômega 3-6-9: os ácidos ômegas 3, 6 e 9 especificamente atuam na redução do colesterol ruim ou LDL, facilitando o aumento das lipoproteínas de alta densidade (o "colesterol bom" ou HDL) já que atuam como catadores de LDL a partir do sangue até o fígado para ser eliminado.
- Arroz Fermentado por Levedura Vermelha (Red Yeast Rice): recentemente, o arroz de levedura vermelha foi desenvolvido por cientistas chineses e americanos como um produto que tem a capacidade de reduzir os níveis de lipídios no sangue, incluindo o colesterol e triglicérides graças a um conjunto de compostos químicos chamados monacolins.
Embora os suplementos mencionados acima possam ser de grande ajuda na redução dos níveis de colesterol, são totalmente ineficazes se não forem combinados com um estilo de vida saudável.
Em primeiro lugar, para reduzir os níveis de colesterol deve-se limitar o teor de ácidos graxos saturados e açúcares refinados e aumentar a quantidade de ácidos graxos insaturados.
Além disso, é preciso aumentar o consumo de legumes, frutas e vegetais e reduzir o consumo de sal.
Também é muito importante realizar exercício físico regularmente, de acordo com a situação física e clínica de cada pessoa.
Uma vez que tendo controlado esses fatores, é o momento de adicionar algum tipo de suplemento que reforce a redução do colesterol LDL.
Para conhecer mais formas de reduzir o colesterol, recomendamos também a leitura do artigo "Remédios Caseiros Para o Colesterol".