Legumes congelados mantém as suas propriedades. Muitas pessoas ficam com receio de comer legumes congelados. Por outro lado, outros tem adoração. Apesar dos legumes frescos serem incomparáveis principalmente no sabor, os que foram congelados também são uma boa escolha, principalmente para aqueles que não dispõem de tempo para cozinhar uma refeição completa. Tudo que você tem que fazer é pesar os prós e os contras, se quer usar na dieta para perder peso.
Comer legumes, em geral, é algo que todos concordam que é absolutamente essencial. E muito mais se você quer perder peso. Eles fornecem os mais variados nutrientes de vitaminas, proteínas, fibras, minerais, carboidratos e assim poderíamos continuar enumerando virtudes nutricionais por horas. Se você está fazendo dieta, a necessidade de incluí-los em sua dieta aumenta ainda mais. Eles vêm em todas as cores, sabores e texturas, frescos, desidratados e, sim, mesmo congelados.
Leia também: "Cinco Boas Razões para Comer Legumes".
E é justamente desta questão que esse artigo vai tratar: é bom para comer legumes congelados? É claro que os vegetais frescos são sempre a melhor escolha. É que nada se compara em sabor, qualidade, textura e muito mais do que vegetais recém-adquiridos, bem escolhidos, e em sua estação favorável podem trazer. Ainda assim, legumes congelados são uma opção.
É que, nestes tempos, justamente o que nos falta é o tempo. E manter no refrigerador um pacote de legumes congelados é mais prático: são descongeladas no micro-ondas e estão prontos para serem utilizados em qualquer preparação. Além disso, você terá a possibilidade de consumir um vegetal fora de época, algo que só é possível por esta técnica.
Além disso, o processo de produção com legumes congelados tem muitas coisas que devem ser levadas em conta. Desde o início, a sua seleção deve ser geralmente muito cuidadosa, e devem ser limpos também desde a hora da preparação até o momento de congelar e embalar, pronto para o consumo, é preciso um tempo relativamente curto.
Sem dúvida, a coisa mais importante é que eles não perdem suas propriedades nutricionais. Podem perder algumas vitaminas, mas em geral, o processo de congelamento não altera os benefícios essenciais. Fibra: uma das questões-chave para aqueles que querem perder peso comendo legumes, permanece inalterado.
Leia também: "Legumes: Fundamentais em Qualquer Dieta".
Assim, legumes congelados realmente não tem muitas desvantagens. Talvez o mais notável é o seu preço, que é geralmente muito maior do que o de produtos hortícolas frescos. Mas se você quer usar em sua dieta para perder peso, ou porque você tem pouco tempo ou simplesmente porque parece prático, não pode deixar de experimentar.