É bastante comum o fato de que muitas pessoas realizam uma intensa rotina na academia, são constantes e fazem os exercícios ao pé da letra, mas estranhamente não obtém os resultados esperados. Isto se deve em grande parte à sua alimentação.
Quando se faz exercício, existem certas orientações alimentares que devem ser respeitadas para poder conseguir que a máquina do corpo funcione perfeitamente. Neste artigo te ensinamos quais são os alimentos que você não deve comer depois de fazer alguma atividade física.
Por exemplo, os carboidratos e as proteínas devem ser as partes mais importantes da primeira refeição depois de um treinamento, mas os alimentos gordurosos não são adequados em tudo. Vejamos em detalhes estes aspectos:
Alimentos que não devem ser consumidos após o treino:
Fast-food. As batatas fritas, hambúrgueres, sanduíches, etc... Devem ser evitados após fazer exercício. A razão para não comer alimentos gordurosos, especialmente aqueles ricos em gordura saturada, é porque a digestão se torna mais lenta, o que favorece um maior armazenamento de gordura no organismo.
Verduras sozinhas. Embora pareça uma boa opção para comer depois de um treinamento, as verduras cruas são também desfavoráveis, embora por razões muito diferentes daqueles alimentos gordurosos. Eles simplesmente não fornecem calorias suficientes para ajudar os músculos a se recuperar e manter os níveis de energia.
O ideal quando você quer comer verduras após o exercício, é adicionar algum alimento de alto valor proteico.
Alimentos salgados. Quando você sua muito na academia, é necessário repor os eletrólitos, mas o sódio é o último desta lista. Os alimentos salgados na realidade podem contribuir para um maior esgotamento dos níveis de potássio, portanto, convém substituí-los por uma banana ou frutas secas.
Chocolate com leite. O chocolate com leite tem altas quantidades de açúcar e é realmente pobre em cacau, por isso fornece apenas calorias vazias.
Se você tem um desejo por chocolate, é preciso optar pelo chocolate preto, que possui mais de 70-75% de cacau e fornece todos os benefícios dos antioxidantes, sem muito açúcar.
Pizza. A pizza é um dos piores alimentos que você pode comer após fazer exercício, porque, basicamente, anula todos os esforços que foram realizados na academia. Inclusive uma única porção é prejudicial, por isso simplesmente é preciso deixá-la para outro dia ou para mais tarde.
Lanches e bebidas energéticas. Estes alimentos devem ser consumidos antes de fazer exercício, mas nunca depois.
Doces. Estes alimentos têm altos níveis de açúcar, gorduras e uma grande quantidade de sódio. O pão integral tostado ou biscoitos são o tipo correto de carboidratos que o corpo precisa após fazer exercício, mas os bolos não porque costumam ter uma grande quantidade de calorias extras.
Salsichas e ovos. Os músculos precisam de proteínas para se reconstruir após a academia, mas os ovos e as salsichas não são uma refeição pós-treinamento.
Ambos são muito ricos em gordura, especialmente as salsichas, arruinando todo o trabalho físico. Em vez disso, convém optar por laticínios, carnes magras ou leguminosas, porque a fibra que se obtém de uma fonte vegetal ou as proteínas dos legumes ajuda com a digestão.
Bebidas carbonatadas e sucos de frutas. Estes alimentos fornecem grandes quantidades de açúcar, inclusive é prejudicial e você tomar um suco de laranja espremido na hora, sem polpa. Um bom lanche pós-treinamento é composto por frutas inteiras.