O cobalto é um elemento natural que se encontra no solo, água, plantas e animais, e existe em formas não-radioativas e radioativas.
As formas radioativas do cobalto são utilizadas na esterilização de equipamentos médicos, na irradiação de alimentos, no tratamento de doentes com câncer e para a fabricação de plásticos.
O cobalto é benéfico para o corpo, mas a exposição a níveis elevados de cobalto pode ser prejudicial.
O cobalto é benéfico para os seres humanos, porque faz parte da vitamina B12, e ajuda na formação de glóbulos vermelhos normais e mantém saudável o tecido nervoso; se utiliza no tratamento de anemia, a fim de ajudar a produzir células vermelhas do sangue.
As fontes alimentícias do cobalto incluem vegetais de folhas verdes, carne, fígado, leite, ostras e mariscos.
Pode haver um vínculo com a vitamina C, já que esta é uma vitamina essencial que ajuda a prevenir condições como escorbuto, onde o esgotamento deste mineral leva a perda de cabelo e outros sintomas.
É necessária muita vitamina C para se sentir bem, e os pesquisadores ainda estão analisando o papel do cobalto em ajudar o corpo a usar os coquetéis de vitamina C e outros nutrientes encontrados em frutas cítricas, vegetais e outros alimentos naturais.
Outra coisa que os cientistas descobriram sobre o cobalto é que tem um efeito sobre alguns dos sistemas vasculares relacionados com a função cardíaca.
Em geral, o exercício é tão importante quanto à dieta na proteção da saúde cardiovascular e pode proporcionar estabilidade ao processo cardiovascular.
Os nutricionistas também poderiam sugerir que o cobalto pode desempenhar um papel importante na absorção de ferro, que é outro nutriente essencial necessário em níveis específicos, de acordo com as suas condições de saúde, o sexo e outros fatores.