Os triglicerídeos são um tipo de gordura que se encontra no sangue. O corpo converte as calorias que não precisa usar imediatamente em triglicerídeos. Eles são armazenados nas células de gordura, que são distribuídas no sangue para proporcionar energia para os músculos funcionarem, mas em excesso não é saudável.
Um aumento nos triglicérides pode ser devido à obesidade, sedentarismo, diabetes mal controlada, hipotiroidismo, doença renal, alimentação rica em calorias, tabagismo, consumo excessivo de álcool e fatores genéticos. Alguns medicamentos também podem aumentar os triglicérides.
Os triglicérides elevados geralmente não dão sintoma algum. No entanto, isso pode ser um risco para problemas cardíacos, pressão alta, derrame e colesterol.
Dicas Para Reduzir os Triglicérides
A principal maneira de lidar com os altos níveis de triglicérides é levar uma dieta saudável e fazer atividade física. Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a reduzi-los:
Dieta Saudável
Manter uma dieta saudável, consumindo frutas e verduras, pois podem ajudar você a atingir seus objetivos de perda de peso e possuem muitos nutrientes que melhoram a saúde geral do coração.
Atividade Física
Realizar exercícios moderados três ou mais dias por semana pode ajudar a manter os níveis de triglicerídeos mais baixos.
Perder Peso
Perca peso, porque a perda de 5% a 10% do seu peso, pode reduzir os triglicérides. A gordura da barriga está associada com níveis mais elevados de triglicerídeos.
Reduzir Alimentos Calóricos
Reduza o consumo de alimentos e bebidas ricos em calorias. Pois na maioria das vezes são ricos em calorias mas pobre em nutrientes, como por exemplo o fast food e refrigerantes.
Limitar Carboidratos Ruins
Limite os carboidratos de baixa qualidade, como os alimentos ricos em açúcar ou cereais refinados, como farinha branca, porque podem causar um aumento repentino da insulina no corpo, que pode conduzir a um aumento nos triglicérides.
Reduzir o Consumo de Sucos
Reduza o consumo de sucos de frutas, pois são ricos em açúcar, e opte por carboidratos de alta qualidade, tais como frutas, verduras e cereais integrais, como aveia e arroz, entre outros.
Reduzir ou Eliminar Bebidas Alcoólicas
É importante diminuir o consumo de álcool em pessoas com níveis elevados de triglicérides, em alguns casos, será necessário eliminá-lo por completo.
Consuma Ômega-3
Consumir alimentos ricos em ômega-3 ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos, consuma peixeis como a cavala, truta, arenque, sardinha, atum e salmão. Consuma sementes como a linhaça e frutos secos. São realmente saudáveis para o coração e eficazes na redução dos níveis de triglicérides.
Felizmente, uma mudança nos hábitos, acompanhado de alguns remédios caseiros podem ajudar a diminuir os triglicerídeos, de modo que eles não afetem a saúde.
Remédios Caseiros Para Baixar os Triglicerídeos
Chá de Canela Para Baixar Triglicérides
Usada há milênios a canela parece ter vários benefícios para a saúde. Um deles é a capacidade de diminuir os triglicerídeos. De acordo com um estudo publicado na revista Diabetes Care, em 2003, no estudo os sujeitos receberam 1 grama, 3 ou 6 gramas de canela por dia e todas as quantidades apresentaram melhora na redução dos níveis de triglicerídeos. Embora seja recomendado começar com a dose de um grama por dia. A canela pode ser tomada em infusão ou com leite.
Alho Para Triglicérides Alto
O alho é um dos tesouros da natureza. Numerosos estudos mostram que o consumo de apenas um ou dois alhos por dia cru com o estômago vazio ajuda a diminuir os triglicerídeos. O alho contribui para reduzir a liberação de triglicerídeos do fígado para o sangue.
O alho também tem propriedades anti-inflamatórias e anticoagulantes, ajudando também a reduzir o colesterol. É considerado um dos melhores remédios naturais para reduzir os níveis de triglicérides.
Vinagre de Maçã
O vinagre de maçã possui propriedades que são capazes de reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue e também o colesterol.
Misture uma colher de chá de vinagre de maçã em um copo de água. Tome duas vezes por dia, durante alguns meses.
Chá de Semente de Coentro Para Baixar os Triglicerídeos
As sementes de coentro são um tratamento popular para reduzir os altos níveis de triglicerídeos. Estudos revelam que houve uma diminuição significativa dos níveis de triglicerídeos e colesterol em animais alimentados com sementes de coentro. Isso se deve a significativa ação hipolipemiante das sementes de coentro no metabolismo.
Adicione 1 a 2 colheres de chá de sementes de coentro em pó em um copo de água. Ferva a água, coe e deixe esfriar. Tome essa solução uma ou duas vezes por dia durante alguns meses.
Chá Verde Para Baixar os Triglicerídeos
Suas folhas possuem taninos e outras substâncias antioxidantes naturais que ajudam a reduzir os triglicerídeos. Tomar uma infusão de chá-verde, combinado a uma dieta adequada e um pouco de exercício te ajudará a diminuir os níveis de triglicerídeos mais facilmente.
Fibra Para Triglicérides
A fibra ajuda a regular a maneira como os alimentos são absorvidos pelo corpo. Alimentos ricos em fibra podem ajudar a reduzir os triglicerídeos.
A fibra ajuda a reduzir os triglicerídeos solúveis e insolúveis. A fibra solúvel se liga ao excesso de triglicérides como um gel, de modo que pode ser facilmente removido do corpo.
A fibra reduz e retarda a absorção de gorduras e açúcares. A fibra insolúvel ajuda a controlar a fome e aumenta a absorção de nutrientes dos alimentos. Isso também contribui para a perda de peso.
Coma alimentos ricos em fibra solúvel como: aveia, soja, lentilha, mandioca, beterraba, ervilha, cenoura, maçã e frutas cítricas.
Coma alimentos ricos em fibra insolúvel como: Feijão, cereais inteiros, verduras folhosas, abóbora, casca de frutas e muitas verduras.
O psyllium elimina os excessos de colesterol nas fezes. Misturar uma colher de sopa de psyllium em um copo de água, consumir toda manhã e tomar muita água durante o dia.
Outro remédio caseiro para diminuir os triglicérides elevados é a aveia. Misturar uma colher de sopa de aveia em um copo de água durante a noite e tomar na manhã seguinte.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.