As pessoas com diabetes têm o dobro de probabilidades de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que não sofrem desta doença, e as vitaminas podem ser benéficas. Por isso vamos explicar quais são as principais vitaminas para os diabéticos.
A diabetes é uma condição na qual o corpo não pode utilizar de forma eficaz a glicose para obter energia, de modo que o excesso de glicose permanece no sangue, o que leva a ter o açúcar elevado no sangue, e se chama hiperglicemia.
As vitaminas B1, C e D, são benéficas para os diabéticos, porque estudos clínicos demonstraram que existe uma deficiência desses nutrientes na diabetes.
A vitamina B1 ou tiamina possui várias funções, já que é um poderoso antioxidante, melhora a circulação e ajuda a produzir ácido clorídrico, o que ajuda a realizar a digestão.
A vitamina B1 é essencial para os diabéticos, já que está envolvida no metabolismo do açúcar e com a função nervosa, que muitas vezes se vê afetada nestes casos, podendo ser ajudar uma variedade de problemas vasculares em diabéticos.
A vitamina C tem vários benefícios para a saúde, e desempenha um importante papel na formação de colágeno e na integridade dos músculos, vasos sanguíneos e tecidos corporais. É um antioxidante importante e tem propriedades anti-inflamatórias.
Foi estudada a relação entre a diabetes tipo II, os níveis sanguíneos de vitamina C e o consumo de frutas e verduras e se chegou à conclusão de que a probabilidade de desenvolver diabetes foi 62% menor nos indivíduos que tinham níveis mais elevados a vitamina C, em comparação com aqueles que tinham níveis mais baixos dessa vitamina. Por isso, foi incluída entre as principais vitaminas para os diabéticos.
A vitamina D, tem uma dupla função como vitamina e como hormônio, já que o corpo pode produzi-la através da ação da luz solar sobre a pele, e tem o papel de regular a calcificação e mineralização dos ossos; além de fortalecer a saúde neuromuscular e a função imunológica.
Esta vitamina tem mostrado ser benéfica em condições como osteoporose, câncer, diabetes, hipertensão e doença cardíaca e a ingestão adequada desta vitamina pode prevenir o aparecimento de diabetes e diminuir as complicações para as pessoas que já têm a doença. Uma dose suplementar de vitamina D pode melhorar a utilização de glicose e a saúde dos ossos.
Um bom multivitamínico deve ter de 50 a 150% do valor diário de cada vitamina e mineral, como a vitamina A, complexo B - riboflavina, tiamina, niacina, ácido fólico, B6 e B12-, vitamina C, D, E, K, e minerais, tais como o cromo, ferro, cobre, zinco, cálcio, magnésio e selênio. Ou seja, deve conter as principais vitaminas para os diabéticos.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.