As vitaminas são compostos que você deve ter para alcançar um crescimento normal e boa saúde. São necessários apenas em pequenas quantidades e geralmente são encontrados nos alimentos que comemos.
Niacina (vitamina B3) é necessária para muitas funções normais do corpo.
Os pacientes mais suscetíveis à deficiência de niacina, são aqueles com as seguintes condições: câncer, diarreia, febre, infecção ou estresse contínuo, diabetes mellitus (diabetes do açúcar), doença de hartnup, doença intestinal, doença hepática, úlceras na boca ou na garganta, hipertireoidismo, doenças pancreáticas, úlcera de estômago, ou a remoção cirúrgica do estômago.
A falta de niacina pode levar a uma condição chamada pelagra, problemas de estômago, diarreia, problemas de pele, feridas na boca, anemia e problemas mentais.
Leia também: "A Niacina, Ajuda ou Não os Pacientes com Problemas Cardíacos?"
Se alguma das informações e dicas contidas neste artigo de saúde lhe causarem uma preocupação especial ou se quiser mais informações sobre o seu medicamento e sua utilização, consulte o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico. Lembre-se de manter este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças e nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas.
Importância da dieta:
Suplementos vitamínicos só devem ser tomados se você não conseguir obter vitaminas suficientes da sua dieta.
No entanto, algumas dietas podem não conter todas as vitaminas de que você precisa.
Uma dieta equilibrada deve fornecer todas as vitaminas que você normalmente precisa.
Siga cuidadosamente qualquer programa de dieta recomendada pelo seu médico.
Para suas necessidades específicas de vitaminas e/ou minerais, pergunte ao seu médico uma lista de alimentos adequados.
A niacina é encontrada em carnes, ovos e leite e seus derivados.
Em alguns casos pode ser impossível para você obter comida suficiente e não conseguir obter as vitaminas necessárias.
Em outros casos, a quantidade de vitaminas que você precisa pode ser aumentada acima do normal.
Portanto, você pode precisar de um suplemento vitamínico.
Se você está tomando suplementos nutricionais sem receita médica, leia e siga atentamente o alerta que vem no rótulo.
No entanto, seria aconselhável consultar com seu médico antes de tomar niacina por sua própria conta.
O consumo excessivo de niacina durante um longo período pode causar efeitos indesejados.
É preciso ter um cuidado especial se você...
Algumas pessoas acreditam que tomar doses elevadas de vitaminas é apropriado para tratar certos problemas médicos. Os estudos não comprovam. Grandes doses só devem ser tomadas sob a supervisão do seu médico e depois de verificar que a necessidade é tão grande.
Se este medicamento irrita o seu estômago, você pode tomar com as refeições ou leite. Se a dor de estômago (náuseas ou diarreia) for contínua, fale com seu médico.
Para os pacientes que tomam este medicamento como uma cápsula de liberação prolongada:
Engula a cápsula inteira.
Não esmague, quebre a cápsula ou mastigue antes de engolir.
Mas se a cápsula é grande demais para engolir, você pode misturar com geleia o conteúdo da cápsula e engolir sem mastigar.
Para os pacientes que tomam este medicamento como um comprimido de liberação prolongada:
Engula o comprimido.
Se o comprimido tem um sulco (rachadura), pode ser dividido ao meio, mas não deve ser triturado ou mastigado antes da deglutição.
Se você esquecer de tomar uma vitamina por mais de um ou mais dias, não há motivo para preocupação, pois leva algum tempo para os níveis de vitamina do seu corpo ficarem baixos.
Mas se o seu médico recomendou tomar esta vitamina, tente tomá-la de acordo com o que for indicado.
Para guardar este suplemento nutricional:
Mantenha fora do alcance das crianças. Armazene longe do calor e da luz direta. Não armazene no banheiro, perto da pia da cozinha, ou em outros lugares úmidos. Calor ou umidade podem comprometer o medicamento. Não guarde medicamentos vencidos.
Este medicamento poderá provocar tonturas ou desmaio, especialmente quando ao se levantar de uma posição deitada ou sentada. Pode ser conveniente, você se levanta lentamente. Este efeito vai diminuir dentro de uma a duas semanas, o mesmo tempo que o seu corpo se ajusta ao suplemento nutricional. Mas se o problema persistir ou agravar, consulte o seu médico.
Os efeitos colaterais que devem ser comunicados imediatamente ao seu médico:
Com o uso prolongado de niacina de liberação prolongada - urina escura, perda de apetite, dor de estômago (grave), olhos ou pele amarela.
Os efeitos colaterais que geralmente não requerem atenção médica:
Estes efeitos secundários podem desaparecer durante o tratamento, mas se continuam ou são incômodos, verifique com seu médico, enfermeiro ou farmacêutico.
Com altas doses: diarreia, tonturas ou desmaios, pele seca, febre, micção frequente, prurido cutâneo, dores articulares, dores ou cãibras, náuseas ou vômitos, dores nos flancos, na parte inferior das costas ou no estômago, inchaço dos pés, sede incomum, cansaço ou fraqueza, batimento cardíaco extraordinariamente rápido, lento ou irregular.
Outros efeitos secundários não mencionados acima podem também ocorrer em alguns doentes. Se notar qualquer outro efeito, verifique com seu médico, enfermeiro ou farmacêutico.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.