A Bursa é uma bolsa cheia de fluído que circunda as articulações do corpo e que tem como objetivo proteger a musculatura, os ligamentos, os tendões e a pele de fricção com o osso.
No entanto, às vezes essas bolsas se inflamam dolorosamente; condição que é conhecida como bursite.
As áreas mais comuns onde se apresentam bursite são os ombros, os cotovelos, os quadris, os joelhos e o calcanhar.
Importante indicar que os joanetes que podem ser herdados através de genes ou causados por sapatos inadequados, são uma forma de bursite que pode precisar de uma correção por meio de cirurgia.
Misture duas colheres de sopa de vinagre de maçã e duas de mel puro em um copo de água e tome junto com cada refeição.
Ferva uma colher de sopa de pimenta caiena em dois copos de vinagre de maçã durante 10 minutos aproximadamente e use o líquido para uma compressa morna.
Misture em água fervendo uma colher de chá de confrei, linhaça triturada e, em seguida, acrescente uma colher de sopa de azeite. Em seguida, entre peças de gaze regue com a mistura e aplique sobre a área dolorida após ter untado com azeite de oliva para proteger a pele.
Misture três gotas de óleo essencial de alecrim, pinho e manjerona com uma colher de sopa de óleo de amêndoa e aplique suavemente duas vezes por dia sobre a parte afetada.
Ferva durante 5 minutos, em meio litro de água várias folhas de couve. Depois as retire da água e esmague-as. Aplique diretamente sobre a área afetada e coloque entre elas camadas de gaze.
As pessoas que sofrem de bursite devem seguir as seguintes recomendações:
Pode ser benéfico incluir quantidades generosas de cenoura, frutas cítricas, tomate e vegetais.
Durante a fase aguda da bursite, deve ser deixada em repouso a articulação afetada, embora sem imobilizá-la totalmente.
Um exercício que ajuda as pessoas com bursite no ombro consiste em fazer o pêndulo, inclinando-se, de pé, para frente e deixando que o braço oscile para trás e para frente como um pêndulo, aumentando gradualmente o arco.
Para bursite no quadril ou na perna, recomenda-se massagear uma área de dois centímetros entre o osso do tornozelo e o início da almofada do calcanhar.
Se você tem bursite no calcanhar, provavelmente ela surgiu porque os sapatos não se encaixam bem. Portanto, é conveniente eliminar esses sapatos.
Utilize protetores de joelho ou cotovelo conforme o caso e evite recostar com o cotovelo ou rastejar com os joelhos.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.