Durante a gravidez, o corpo passa por muitas mudanças esperadas, como aumento do tamanho dos seios que se preparam para a lactação, seu abdômen cresce, ganho de peso, etc. Como outros órgãos sua vagina passa por muitas mudanças, também. É importante entender como a gravidez afeta a saúde vaginal, inclusive depois do parto.
A vagina é um órgão do aparelho reprodutor feminino, órgão da cópula, é uma cavidade virtual que coloca em comunicação o útero com a vulva, revestida de uma membrana mucosa que mantêm a umidade e a acidez, protegendo-a diante de possíveis infecções, este epitélio vaginal pode reagir às alterações hormonais que se produzem na mulher.
A vagina está protegida desde o nascimento pelo hímen, uma fina membrana que apresenta algumas perfurações para facilitar a saída do fluxo menstrual.
Leia também: "Como Tratar Uma Infecção Vaginal de Forma Natural?".
Se você sabe o que é normal para a sua vagina e saúde durante a gravidez, terá mais probabilidades de evitar possíveis complicações. Estas são algumas das mudanças pelas quais a sua vagina é afetada durante a gravidez:
Um aumento no fluxo vaginal é uma das alterações vaginais mais notórias durante a gravidez. É causada pelos altos níveis de estrogênio e progesterona. Um aumento do fluxo sanguíneo pode contribuir para o aumento da secreção vaginal.
O fluxo vaginal durante a gravidez costuma ser fino, branco e leitoso. Pode chegar a ser mais espesso à medida que se aproxima da data do parto. Não deve cheirar mal, mas pode ter um odor que é mais notável do que antes. Se a secreção vaginal incomoda, ou tem outras características é preciso consultar o seu médico.
Em alguns casos, o aumento da secreção vaginal indica infecção. As infecções vaginais são comuns durante a gravidez, em parte graças às alterações hormonais que alteram o equilíbrio do pH vaginal. As infecções vaginais comuns durante a gravidez incluem:
Para apoiar o seu bebê no crescimento, seu fluxo sanguíneo aumenta significativamente durante a gravidez. Não é raro que os lábios e a vagina pareçam inchados e sejam sentidos mais cheios. O inchaço e o aumento do fluxo sanguíneo também pode aumentar a sua libido e fazer com que você sinta mais desejo de ter relações, além disso, aumenta o prazer no contato sexual. As alterações hormonais e o aumento do fluxo sanguíneo também pode fazer com que a vagina e os lábios escureçam e adquiram uma coloração azulada.
Em alguns casos, o inchaço vaginal é causado por infecção. Se o inchaço vaginal é acompanhado de vermelhidão, ardência e coceira, nesse caso entre em contato com o seu médico.
Suas pernas não são o único lugar onde podem aparecer varizes durante a gravidez. Também podem ocorrer nas áreas vulvares e vaginais. As varizes da vulvar são causadas por um aumento no volume de sangue e uma diminuição na forma como o seu sangue flui das extremidades inferiores.
As veias varicosas podem causar pressão, peso e desconforto na vulva e na vagina. Pode ajudar a aliviar os sintomas, aplicando uma compressa fria, elevando os quadris ao deitar e usando uma roupa de compressão. A maioria das varizes vulvares desaparecem sozinhas dentro de algumas semanas depois do parto.
Leia também: "Candidíase Vaginal Durante a Gravidez".
Depois do estresse do parto sofrido pela vagina causado pela saída do bebê, haverá um pouco de inchaço, hematomas e dor. Pode ser doloroso ao urinar ou ter um movimento intestinal. Para a maioria das mulheres, estes sintomas desaparecem depois de algumas semanas. Pode demorar mais tempo se a vagina sofre rupturas durante o parto, ou se a pele entre a vagina e o ânus é cortada para ajudar a tirar o seu bebê (episiotomia).
O sangramento vaginal é comum durante duas a seis semanas depois do parto. O sangramento intenso que é vermelho brilhante e pode incluir coágulos de sangue, o que é normal durante as primeiras 24 horas depois do parto. Depois disso, a hemorragia deve diminuir gradualmente, alterando as características dos loquios. Ainda assim, você pode experimentar sangramento vaginal por até seis semanas.
Sua vagina, provavelmente será sentida ampla e elástica após o parto. Normalmente recupera grande parte da sua elasticidade no prazo de seis semanas. Os exercícios de Kegel e outros exercícios pélvicos realizados durante e depois da gravidez ajudam a aumentar o tônus vaginal e reduzem o risco de prolapso da vagina e órgãos adjacentes, como o reto e bexiga.
As mulheres que estão amamentando têm níveis mais baixos de estrogênio e são mais propensas a experimentar ressecamento. Os lubrificantes à base de água e cremes hidratantes naturais podem ajudar a aliviar os sintomas de ressecamento vaginal, tais como sexo doloroso, coceira vaginal e queimação vaginal.
Sua vagina desempenha um papel fundamental na gravidez e no parto, por isso merece uma atenção especial.
Aqui estão algumas dicas para manter a vagina saudável durante e depois da gravidez:
Consulte o seu médico quando tiver dúvidas sobre o fluxo vaginal ou outras preocupações vaginais. Alguns sintomas vaginais podem ser um sinal de um problema sério, por isso é melhor ser cautelosa.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.