A disúria é a sensação de dor, ardor ou desconforto que se produz ao urinar. Embora a disúria ou dor de urina indique com frequência a presença de uma infecção do trato urinário, pode ter uma variedade de causas e pode estar acompanhada de frequência ao urinar.
É uma doença comum que ocorre mais frequentemente em mulheres, especialmente em mulheres jovens e pessoas sexualmente ativas.
Também em mulheres grávidas, pessoas com diabetes, e com qualquer tipo de doença da vesícula têm um maior risco de sofrer de disúria ou dor ao urinar.
Nos homens, as infecções do trato urinário são menos comuns, por isso ao urinar, a dor mais comum é que seja causada por uretrite ou certas doenças da próstata.
Os sintomas de dor ao urinar podem variar entre homens e mulheres, mas ambos os sexos, frequentemente experimentam uma sensação de queimadura, pontada ou comichão, cuja condição pode ser no início da micção ou depois da mesma.
A dor no início da micção é, muitas vezes, um sintoma de uma infecção do trato urinário, e se ocorre após a micção pode indicar um problema com a bexiga ou a próstata.
Leia também: "Infecção do Trato Urinário".
Nas mulheres, a dor pode ser interna, devido a uma infecção do trato urinário ou externo, causada pela inflamação ou irritação da pele sensível.
A infecção do trato urinário, uretra, bexiga ou rins é a causa mais comum de disúria sendo o tipo mais comum de infecções: a cistite ou infecção da bexiga, pielonefrite ou infecção nos rins, prostatite ou infecção da próstata e uretrite ou inflamação da uretra, ou as doenças sexualmente transmissíveis, podem produzir sintomas de disúria.
Entre outras das causas que podem produzir disúria ou dor ao urinar se encontram:
Trauma, por lesão local ou irritação devido à colocação de um cateter ou por contato sexual. Mas também pode ocorrer dor devido a lesões na genitália externa.
Obstruções ou malformações anatômicas, devido a um aumento da próstata ou estenose uretral. Pedras nos rins ou bexiga.
Irritação ou reação externa, por duchas vaginais frequentes ou aplicação de produtos que podem causar irritação.
Doenças neurológicas, devido às condições nervosas que causam dificuldade no momento de esvaziar a bexiga.
O câncer de próstata, rim, bexiga, vagina/vulva ou câncer de pênis, entre outros.
Condições médicas, como diabetes mellitus ou outras condições crônicas que suprimem o sistema imunológico.
As doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia ou gonorreia.
Alguns medicamentos, tais como os utilizados no tratamento de câncer, que produzem como um efeito colateral a irritação da bexiga.
Infecção do rim, infecção vaginal ou vaginite ou candidíase.
O médico revisará o histórico do paciente, e incluirá perguntas sobre a sua saúde geral e se houve episódios anteriores de disúria (infecção urinária), assim como a frequência da micção e o histórico sexual.
O exame físico dependerá em certa medida da informação do histórico, o exame geralmente inclui um exame abdominal e outro dos órgãos genitais externos, e um exame ginecológico para as mulheres.
Será obtida uma amostra de urina, que é enviada para um laboratório, no qual se examina ao microscópio para confirmar a presença de sangue ou células brancas do sangue, e se realiza uma cultura de urina, para ver se as bactérias crescem e se infecção bacteriana é confirmada, assim como a identificação das bactérias causadoras da infecção.
Uma vez que a causa mais comum de disúria é uma infecção do trato urinário, a infecção é tratada com antibióticos, embora seja essencial conhecer a causa a que se deve e, em qualquer caso, beber mais água, para reduzir o desconforto produzido pela dor ao urinar.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.