Quais são os sintomas que podem indicar que a criança tem uma infecção urinária e quais são os testes mais confiáveis para saber ao certo? Então vamos ver. Muitas crianças sofrem de infecções do trato urinário. Nos meninos são mais frequentes durante o primeiro ano de vida, pode indicar um defeito no rim ou do trato urinário.
Mas não é fácil descobrir de uma vez, pois se manifesta por sintomas que são característicos de outras doenças. Para evitar que a infecção passe despercebida, com o risco de danos para os rins, é necessário diagnosticá-la a tempo e de forma totalmente segura.
Alguns sintomas levam a suspeitar de que nosso filho tem uma infecção urinária, mas falta o diagnóstico. Estes são:
Se existem estes sintomas (não necessariamente todos, embora a febre esteja sempre presente), o médico irá analisar atentamente a situação, explorando a criança e conversando com os pais, para não ser enganado por sintomas como vômitos e diarreia, que podem sugerir em uma infecção gastrointestinal.
Geralmente, uma avaliação minuciosa para excluir infecções de origem diferente, com uma boa margem de segurança. Mas a única prova conclusiva é obtida através de uma cultura de urina (para detectar a presença de germes). Se feito corretamente fornece uma resposta definitiva.
Como posso ter certeza em uma cultura de urina? Para que o resultado seja preciso é necessário obter a amostra de urina corretamente.
Segundo muitos especialistas, se for pego pelo uso de sacos estéreis feitos para estes casos (pode ser comprado na farmácia), a amostra não é tão confiável: há um risco de contaminação por germes na pele dos órgãos genitais e, portanto, o resultado é falso.
O método mais confiável é a obtenção de urina através de um cateter. Este método é realizado por punção da bexiga acima do púbis, mas é irritante. Se a mãe usa o saco estéril, é necessário seguir algumas regras específicas de higiene (ver bula).
Quando a cultura de urina revela a existência de uma infecção, será feito outro exame, um ultrassom. Isso serve para determinar se a criança tem malformações urinária ou renal impedindo o fluxo de urina e produziu um impasse que favorece a proliferação de germes e assim a infecção.
Para saber mais especificamente o diagnóstico, o médico vai nos pedir uma amostra de urina para ser analisada. Também se realiza uma cultura da referida urina se foram encontradas anomalias a fim de ver qual é a causa ou causas e receitar assim o método adequado para eliminá-la.
Embora a verdade seja que se inicia com o antibiótico antes, uma vez que a análise mais minuciosa demora alguns dias. Por isso, existem momentos em que se muda o tratamento para a infecção de urina, depois de alguns dias ao perceber que não era o correto.
No caso de pielonefrite todo o processo costuma ser feito a partir do próprio hospital, em especial no caso de recém-nascido ou se está em período de amamentação. Depois de terminar este período, uma semana depois, será testado para garantir que está livre de germes.
Apesar da infecção de urina infantil ser algo normal, sempre é possível prevenir com algumas simples ações:
Desta maneira, se reduz consideravelmente as chances de qualquer tipo de infecção em crianças, não apenas de urina.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.