Uma infecção no ouvido pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em crianças entre 3 meses e 3 anos de idade, geralmente como uma complicação de um resfriado comum.
Em uma criança saudável, a orelha média está cheia de ar. As ondas sonoras entram no canal auditivo fazendo com que o tímpano vibre e, assim, permitindo que a criança ouça. Se o ouvido médio se enche de líquido, as vibrações do tímpano são limitadas. Isso produz uma perda de audição ou surdez temporária.
O ar viaja no ouvido médio através de um tubo que liga o ouvido à volta do nariz. Esse tubo é a tuba auditiva e é responsável por regular a pressão, drenar e gerenciar fluído na orelha média.
A tuba auditiva de uma criança é mais curta, plana e horizontal do que a de um adulto. É por isso que as crianças são mais susceptíveis de desenvolver uma infecção no ouvido.
A otite média aguda: otite é uma inflamação do ouvido médio. Vírus e bactérias na garganta podem atingir o ouvido médio através da trompa de Eustáquio e, ocasionalmente, através da corrente sanguínea, causando otite média aguda.
O tímpano inflama, podendo sangrar no início e depois se transformar em um líquido claro para eventualmente tornar-se pus.
A infecção simples, se não tratada adequadamente, pode ter consequências graves, de paralisia facial, perda auditiva, incluindo a inflamação da membrana que recobre o cérebro (meningite).
Sinais de complicações incluem dor de cabeça, perda súbita da audição profunda, vertigem, calafrios e febre.
Leia também: "O Que Pode Ser a Dor de Ouvido?".
Os sintomas incluem dor de ouvido, febre alta, irritabilidade, náuseas, vômitos e alterações de humor.
As crianças pequenas não podem dizer que dói, mas tendem a esfregar o ouvido e chorar muito. Não querem comer e acordam constantemente durante a noite.
Se perceber estes sintomas você deve procurar seu médico imediatamente.
Tratamento: se, após a revisão, o médico confirmou que existe uma infecção do ouvido médio, ele deve prescrever o uso de antibiótico. Se ouvir algum tipo de fluxos líquidos, também é aconselhável o uso de colírios para controlar a infecção e o uso de um analgésico para a febre e a dor que às vezes se torna muito intensa.
Se a pressão no ouvido provocar dor muito severa, um médico pode realizar uma miringotomia, que envolve fazer uma incisão através do tímpano para permitir a limpeza de fluído do ouvido médio. A incisão é fechada no espaço de uma semana.
Quando um caso de otite média crônica, que é uma infecção persistente ou recorrente lesão no tímpano. Um tubo fino é inserido na abertura do tímpano para promover a fuga de fluído, e permitir que o ar passe no ouvido médio.
Uma infecção do ouvido mal curada pode levar a complicações e é muito importante não esquecer uma dor de ouvido ou de qualquer destes sintomas, especialmente em crianças. O cérebro de uma criança se desenvolve através dos seus cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. A perda temporária de um deles pode afetar o bom desenvolvimento das crianças.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.