A síndrome de Tietze e costocondrite é um processo inflamatório da articulação que liga as costelas ao esterno (união condroesternal) e os tecidos moles que o rodeiam.
Seu início pode ser insidioso ou agudo. Neste último caso, pode causar problemas de diagnóstico, com isso provoca a doença isquêmica do coração.
Os principais sintomas que costumam se apresentar:
Não é uma doença grave, já que cede espontaneamente em algumas semanas (em poucos casos se dão recorrências posteriormente), mas o quadro de dor que ocorre, como pode ser comparada à dor de origem coronariana (angina de peito ou infarto do miocárdio), faz com que às vezes simule e confunda o diagnóstico.
A causa da costocondrite é desconhecida, e houve especulação com uma origem viral. Afeta predominantemente adultos com idades entre 20 a 40 anos, sem preferência de sexo.
Não existe um teste específico para seu diagnóstico (a radiografia costuma ser normal), em vez disso se descarta outras condições que podem causar uma clínica secundária (daí o problema que causa se simula um quadro coronário) e chegar ao diagnóstico por exclusão de outras doenças.
Entre as doenças a descartar se destacam:
Em alguns casos em que o diagnóstico é relutante, realizar uma TAC ou cintilografia óssea acaba dando o diagnóstico.
Analiticamente, pode ver-se um aumento de ESR (velocidade de sedimentação de eritrócitos), mas geralmente não são observadas alterações.
O tratamento da síndrome de Tietze é repouso relativo, frio local e anti-inflamatório não esteroide (AINEs).
A duração do processo varia, usualmente, entre uma semana e 2 meses.
Em casos resistentes deve-se recorrer à infiltração local de anti-inflamatórios ou de glucocorticoides. Em casos excepcionais, em que não se produza melhora você pode acabar tendo que remover cirurgicamente, mas isto é excepcional.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.